Comparação entre cinesioterapia e escola de coluna no tratamento da lombalgia em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ziroldo, Maria Lucia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bertolini, Sonia Maria Marques Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14506
Resumo: Objetivo: comparar a eficácia de protocolos de tratamento fisioterapêutico, que envolveram a cinesioterapia e a escola de coluna na lombalgia de idosos. Métodos: estudo do tipo série de casos. Utilizou-se a escala visual analógica de dor, o Questionário WHOQOL-bref abreviado para avaliar a qualidade de vida e o Teste Timed UP and GO para testar a agilidade. Contou com a participação de 21 idosos, com lombalgia há mais de três meses. A amostra foi dividida em dois grupos (cinesioterapia e escola de coluna). Os idosos foram avaliados antes e após as intervenções terapêuticas. Resultados: ambos os grupos obtiveram melhores escores em todas as variáveis analisadas no pós-teste em relação ao pré-teste, e assim, na comparação intergrupo os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significantes (p>0,05). Conclusão: a escola de coluna e a cinesioterapia convencional foram efetivas na melhora da dor, qualidade de vida e agilidade dos idosos com lombalgia.
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Resultados: ambos os grupos obtiveram melhores escores em todas as variáveis analisadas no pós-teste em relação ao pré-teste, e assim, na comparação intergrupo os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significantes (p>0,05). Conclusão: a escola de coluna e a cinesioterapia convencional foram efetivas na melhora da dor, qualidade de vida e agilidade dos idosos com lombalgia.Objetivo: comparar a eficácia de protocolos de tratamento fisioterapêutico, que envolveram a cinesioterapia e a escola de coluna na lombalgia de idosos. Métodos: estudo do tipo série de casos. Utilizou-se a escala visual analógica de dor, o Questionário WHOQOL-bref abreviado para avaliar a qualidade de vida e o Teste Timed UP and GO para testar a agilidade. Contou com a participação de 21 idosos, com lombalgia há mais de três meses. A amostra foi dividida em dois grupos (cinesioterapia e escola de coluna). Os idosos foram avaliados antes e após as intervenções terapêuticas. Resultados: ambos os grupos obtiveram melhores escores em todas as variáveis analisadas no pós-teste em relação ao pré-teste, e assim, na comparação intergrupo os resultados não revelaram diferenças estatisticamente significantes (p>0,05). Conclusão: a escola de coluna e a cinesioterapia convencional foram efetivas na melhora da dor, qualidade de vida e agilidade dos idosos com lombalgia.Objective: to compare the efficacy of physiotherapy treatment involving kinesiotherapy and back school in older adults’ low back pain. Methods: study of the case-series type. The pain visual analog scale and the WHOQOL-bref were used for assessing quality of life, and the Timed Up and Go Test was used for testing agility. A total of 21 older adults, who had had low back pain for over three months, participated in the study. The sample was divided in two groups (kinesiotherapy and back school). The older adults were assessed before and after the therapeutic interventions. Results: both groups obtained better scores in all the variables analyzed in the post-test in relation to the pre-test, and as a result, in the inter-group comparison, the results did not reveal statistically significant differences (p>0.05). Conclusion: back school and conventional kinesiotherapy were effective in improving the pain, quality-of-life and agility of older adults with low back pain. Descriptors: Spine; Low Back Pain; Rehabilitation.Objetivo: comparar la eficacia de protocolos de tratamientos fisioterapéuticos, que envolvieron la cinesiterapia y escuela de columna en la lumbalgia de ancianos. Métodos: estudio del tipo serie de casos. Se utilizó la escala de dolor análoga visual, el cuestionario WHOQOL-BREF breve para evaluar la calidad de vida y el test Timed UP and GO para probar la agilidad. Participaron 21 ancianos, con lumbalgia durante más de tres meses. Muestra dividida en dos grupos (cinesiterapia y escuela de columna). Los ancianos fueron evaluados antes y después de las intervenciones terapéuticas. Resultados: ambos los grupos tuvieron mejores puntuaciones en todas las variables en el post-test en comparación con el pre-test, y por lo tanto, en la comparación entre los grupos, no hubo diferencias estadísticamente significativas (p> 0,05). Conclusión: la escuela de columna y la cinesiterapia convencional fueron eficaces en la mejora del dolor, calidad de vida y agilidad de ancianos con lumbalgia. Descriptores: Columna Vertebral; Dolor de la Región Lumbar; Rehabilitación.Rev Rene2015-12-15T15:35:56Z2015-12-15T15:35:56Z2015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZIROLDO, M. L. ; BERTOLINI, S. M. M. G. Comparação entre cinesioterapia e escola de coluna no tratamento da lombalgia em idosos. 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