A interação social nos estudos de Jean Piaget

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jakeline Alencar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029
Resumo: Os estudos da Epistemologia Genética repercutiram nas áreas das ciências humanas com destaque para a psicologia da criança e a educação. A tese interacionista do desenvolvimento cognitivo requer a consideração de fatores endógenos e exógenos atuando na construção de um sujeito psicológico, epistemológico e sócio-afetivo. No entanto, a Epistemologia Genética tem sido comumente reduzida ao enfoque do desenvolvimento cognitivo em detrimento do interindividual/social; tal visão acarretou muitas críticas no percurso da teoria piagetiana no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o desenvolvimento psicológico e social até a conquista da autonomia, ponto de partida e chegada do sujeito coordenador de suas ações sociais. Vamos acompanhar Jean Piaget até o conceito de cooperação e autonomia. Iniciamos com sua empreitada em busca da gênese do conhecimento humano e seus principais pontos de apoio, desde sua precoce iniciação científica até a consolidação da Epistemologia Genética como teoria essencial ao entendimento do desenvolvimento humano.
id UFC-7_fb10c7f656e4c6acbd6ef97083996a94
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39029
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A interação social nos estudos de Jean PiagetEpistemologia genéticaRelações interpessoaisDesenvolvimento moralOs estudos da Epistemologia Genética repercutiram nas áreas das ciências humanas com destaque para a psicologia da criança e a educação. A tese interacionista do desenvolvimento cognitivo requer a consideração de fatores endógenos e exógenos atuando na construção de um sujeito psicológico, epistemológico e sócio-afetivo. No entanto, a Epistemologia Genética tem sido comumente reduzida ao enfoque do desenvolvimento cognitivo em detrimento do interindividual/social; tal visão acarretou muitas críticas no percurso da teoria piagetiana no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o desenvolvimento psicológico e social até a conquista da autonomia, ponto de partida e chegada do sujeito coordenador de suas ações sociais. Vamos acompanhar Jean Piaget até o conceito de cooperação e autonomia. Iniciamos com sua empreitada em busca da gênese do conhecimento humano e seus principais pontos de apoio, desde sua precoce iniciação científica até a consolidação da Epistemologia Genética como teoria essencial ao entendimento do desenvolvimento humano.2019-01-23T10:54:22Z2019-01-23T10:54:22Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfANDRADE, Jakeline Alencar. A interação social nos estudos de Jean Piaget. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.2316-1086http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029Andrade, Jakeline Alencarporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:19.391087Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A interação social nos estudos de Jean Piaget
title A interação social nos estudos de Jean Piaget
spellingShingle A interação social nos estudos de Jean Piaget
Andrade, Jakeline Alencar
Epistemologia genética
Relações interpessoais
Desenvolvimento moral
title_short A interação social nos estudos de Jean Piaget
title_full A interação social nos estudos de Jean Piaget
title_fullStr A interação social nos estudos de Jean Piaget
title_full_unstemmed A interação social nos estudos de Jean Piaget
title_sort A interação social nos estudos de Jean Piaget
author Andrade, Jakeline Alencar
author_facet Andrade, Jakeline Alencar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jakeline Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Relações interpessoais
Desenvolvimento moral
topic Epistemologia genética
Relações interpessoais
Desenvolvimento moral
description Os estudos da Epistemologia Genética repercutiram nas áreas das ciências humanas com destaque para a psicologia da criança e a educação. A tese interacionista do desenvolvimento cognitivo requer a consideração de fatores endógenos e exógenos atuando na construção de um sujeito psicológico, epistemológico e sócio-afetivo. No entanto, a Epistemologia Genética tem sido comumente reduzida ao enfoque do desenvolvimento cognitivo em detrimento do interindividual/social; tal visão acarretou muitas críticas no percurso da teoria piagetiana no Brasil. Nosso objetivo é explicitar o desenvolvimento psicológico e social até a conquista da autonomia, ponto de partida e chegada do sujeito coordenador de suas ações sociais. Vamos acompanhar Jean Piaget até o conceito de cooperação e autonomia. Iniciamos com sua empreitada em busca da gênese do conhecimento humano e seus principais pontos de apoio, desde sua precoce iniciação científica até a consolidação da Epistemologia Genética como teoria essencial ao entendimento do desenvolvimento humano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-01-23T10:54:22Z
2019-01-23T10:54:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Jakeline Alencar. A interação social nos estudos de Jean Piaget. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
2316-1086
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029
identifier_str_mv ANDRADE, Jakeline Alencar. A interação social nos estudos de Jean Piaget. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
2316-1086
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028946880495616