Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Lenildo Monteiro
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170
Resumo: Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .
id UFC-7_fc0004d3503f5bafc25a60cd548c4046
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/7170
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin TarantinoA dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin TarantinoSociology of ArtSociology of CommunicationCinema - Aspectos sociais - Séc.XXCinema - Estética - Séc.XXRoteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XXArte e cinema - Séc.XXSome aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .Alguns aspectos da sociedade contemporânea podem ser analisados a partir da leitura peculiar dimensionada no processo de produção artística. Dessa forma a arte surge nesse contexto histórico influenciada pelo consumismo pela sociedade da comunicação e pelos mass media, sendo relacionada ao esteticismo e à espetacularização, reconfigurando-a notadamente na produção voltada para a televisão e para o cinema. A arte é expressão da vida e objeto de análise das relações sociais e, seus pressupostos, remetem a problemática da estética. Nesse sentido a imagem é expressão para a compreensão dos fenômenos, notadamente no que diz respeito ao cinema e seu desenvolvimento ao longo da história, sua linguagem, técnica e estrutura narrativa. Os filmes de Quentin Tarantino redimensionam esteticamente a problemática da violência. Como arte industrial, referência do século XX que difundiu estilo de vida e comportamento, o cinema desenvolveu linguagem e estrutura próprias, tendo no tratamento estético e técnico uma forma de composição de sua narrativa. Os filmes analisados têm como característica comum a sublimação do ornamento e da alegoria mediante a explicitação da violência existente em algumas situações dramáticas.www.teses.ufc.brBarreira, CésarGomes, Lenildo Monteiro2014-01-21T16:19:44Z2014-01-21T16:19:44Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. 2006. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2006.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T18:43:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/7170Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:47:05.080186Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
A dish best served cold: the dimension of violence in films by Quentin Tarantino
title Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
spellingShingle Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
Gomes, Lenildo Monteiro
Sociology of Art
Sociology of Communication
Cinema - Aspectos sociais - Séc.XX
Cinema - Estética - Séc.XX
Roteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XX
Arte e cinema - Séc.XX
title_short Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
title_full Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
title_fullStr Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
title_full_unstemmed Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
title_sort Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino
author Gomes, Lenildo Monteiro
author_facet Gomes, Lenildo Monteiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreira, César
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Lenildo Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sociology of Art
Sociology of Communication
Cinema - Aspectos sociais - Séc.XX
Cinema - Estética - Séc.XX
Roteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XX
Arte e cinema - Séc.XX
topic Sociology of Art
Sociology of Communication
Cinema - Aspectos sociais - Séc.XX
Cinema - Estética - Séc.XX
Roteiros cinematográficos - História e crítica - Séc.XX
Arte e cinema - Séc.XX
description Some aspects of contemporary society can be analyzed from the particular reading scaled in the process of artistic production . Thus the art arises in this historical context influenced by consumerism by society communication and the media , being related to aestheticism and spectacle , especially in reconfiguring the production for television and film . Art is expression of life and the object of analysis of social relations and their assumptions , refer the issue of aesthetics. In this sense the image is an expression to understand the phenomena , notably with regard to the film and its development throughout history , its language , technical and narrative structure . The films of Quentin Tarantino resize aesthetically problematic of violence. As industrial art , reference twentieth century who spread lifestyle and behavior , cinema developed its own language and structure , and the technical and aesthetic treatment a form of composition of his narrative . movies analyzed common feature sublimation ornament and allegory by explicit violence existing in some dramatic situations .
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2014-01-21T16:19:44Z
2014-01-21T16:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. 2006. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2006.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170
identifier_str_mv GOMES, Lenildo Monteiro. Um prato que se come frio: a dimensão da violência nos filmes de Quentin Tarantino. 2006. 204f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2006.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028945123082240