A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Raphael Alves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744
Resumo: Nos últimos anos, várias pesquisas apontam que a situação da violência nas escolas vem se agravando (JARES, 2007; SPOSITO, 2001; UNESCO, 2005). Diante desse quadro crescente, é urgente o desenvolvimento de ações que visem o fim da violência urbana e busquem uma cultura de paz, baseada na compreensão mútua, no respeito à diversidade e na equidade socioambiental. Entre os processos para a promoção da paz está a ressignificação de inúmeras crenças e valores historicamente construídos. A necessidade dessa ressignificação remete às estratégias de transformação cultural e à gênese dos processos que conduzem às ações violentas. No intuito de realizar um trabalho transformador, estas estratégias passam pela formulação de propostas que atuam no campo cultural e, em especial, do desenvolvimento de uma educação que vise à formação de valores éticos e morais para os seres humanos. Para enfatizar a importância de tal mudança em prol da paz, em 20 de novembro de 1997, as Nações Unidas proclamaram o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformarem os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Em 10 de novembro de 1998, por meio de nova resolução, as Nações Unidas proclamaram a década 2001-2010, como a Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo a fim de "reforçar o movimento global formado e apontando a UNESCO como agência líder para a Década, responsável por coordenar as atividades do sistema ONU e de outras organizações." (UNESCO, 2010, p. 10). Assim, o objetivo geral deste texto é analisar de que maneira a UNESCO, como um dos principais organismos internacionais voltados à educação e a cultura, lida com a questão da educação para a paz. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter documental (SILVERMAN, 2009), elaborada através de uma análise crítica das principais publicação da UNESCO nos últimos anos (2005; 2008; 2008a; 2010; 2011). Tal escolha se deveu ao fato de que existe uma proliferação de documentos referentes à reforma educacional implementada pela UNESCO nas últimas décadas, que vem mobilizando pesquisadores das diferentes subáreas da educação a se debruçarem sobre o tema, com o intuito de compreender tanto o conteúdo da reforma quanto os mecanismos envolvidos na difusão da mesma (JARES, 2007; SILVA,2003).[...]
id UFC-7_fd3141646897ca868ca7d942441b5773
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49744
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A educação para a paz segundo os documentos da UNESCOEducação para a pazUNESCOCultura de pazNos últimos anos, várias pesquisas apontam que a situação da violência nas escolas vem se agravando (JARES, 2007; SPOSITO, 2001; UNESCO, 2005). Diante desse quadro crescente, é urgente o desenvolvimento de ações que visem o fim da violência urbana e busquem uma cultura de paz, baseada na compreensão mútua, no respeito à diversidade e na equidade socioambiental. Entre os processos para a promoção da paz está a ressignificação de inúmeras crenças e valores historicamente construídos. A necessidade dessa ressignificação remete às estratégias de transformação cultural e à gênese dos processos que conduzem às ações violentas. No intuito de realizar um trabalho transformador, estas estratégias passam pela formulação de propostas que atuam no campo cultural e, em especial, do desenvolvimento de uma educação que vise à formação de valores éticos e morais para os seres humanos. Para enfatizar a importância de tal mudança em prol da paz, em 20 de novembro de 1997, as Nações Unidas proclamaram o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformarem os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Em 10 de novembro de 1998, por meio de nova resolução, as Nações Unidas proclamaram a década 2001-2010, como a Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo a fim de "reforçar o movimento global formado e apontando a UNESCO como agência líder para a Década, responsável por coordenar as atividades do sistema ONU e de outras organizações." (UNESCO, 2010, p. 10). Assim, o objetivo geral deste texto é analisar de que maneira a UNESCO, como um dos principais organismos internacionais voltados à educação e a cultura, lida com a questão da educação para a paz. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter documental (SILVERMAN, 2009), elaborada através de uma análise crítica das principais publicação da UNESCO nos últimos anos (2005; 2008; 2008a; 2010; 2011). Tal escolha se deveu ao fato de que existe uma proliferação de documentos referentes à reforma educacional implementada pela UNESCO nas últimas décadas, que vem mobilizando pesquisadores das diferentes subáreas da educação a se debruçarem sobre o tema, com o intuito de compreender tanto o conteúdo da reforma quanto os mecanismos envolvidos na difusão da mesma (JARES, 2007; SILVA,2003).[...]Edições UFC2020-01-30T17:27:44Z2020-01-30T17:27:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFEITOSA, Raphael Alves; FEITOSA, Viviane Alves de Oliveira. A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 404-417.978-85-7282-530-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744Feitosa, Raphael AlvesFeitosa, Viviane Alves de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-30T17:44:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49744Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:21.846677Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
title A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
spellingShingle A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
Feitosa, Raphael Alves
Educação para a paz
UNESCO
Cultura de paz
title_short A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
title_full A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
title_fullStr A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
title_full_unstemmed A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
title_sort A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO
author Feitosa, Raphael Alves
author_facet Feitosa, Raphael Alves
Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
author_role author
author2 Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Raphael Alves
Feitosa, Viviane Alves de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a paz
UNESCO
Cultura de paz
topic Educação para a paz
UNESCO
Cultura de paz
description Nos últimos anos, várias pesquisas apontam que a situação da violência nas escolas vem se agravando (JARES, 2007; SPOSITO, 2001; UNESCO, 2005). Diante desse quadro crescente, é urgente o desenvolvimento de ações que visem o fim da violência urbana e busquem uma cultura de paz, baseada na compreensão mútua, no respeito à diversidade e na equidade socioambiental. Entre os processos para a promoção da paz está a ressignificação de inúmeras crenças e valores historicamente construídos. A necessidade dessa ressignificação remete às estratégias de transformação cultural e à gênese dos processos que conduzem às ações violentas. No intuito de realizar um trabalho transformador, estas estratégias passam pela formulação de propostas que atuam no campo cultural e, em especial, do desenvolvimento de uma educação que vise à formação de valores éticos e morais para os seres humanos. Para enfatizar a importância de tal mudança em prol da paz, em 20 de novembro de 1997, as Nações Unidas proclamaram o ano 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz, marcando o início de uma mobilização mundial e de uma aliança global de movimentos existentes, para juntos transformarem os princípios norteadores da cultura de paz em ações concretas. Em 10 de novembro de 1998, por meio de nova resolução, as Nações Unidas proclamaram a década 2001-2010, como a Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo a fim de "reforçar o movimento global formado e apontando a UNESCO como agência líder para a Década, responsável por coordenar as atividades do sistema ONU e de outras organizações." (UNESCO, 2010, p. 10). Assim, o objetivo geral deste texto é analisar de que maneira a UNESCO, como um dos principais organismos internacionais voltados à educação e a cultura, lida com a questão da educação para a paz. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter documental (SILVERMAN, 2009), elaborada através de uma análise crítica das principais publicação da UNESCO nos últimos anos (2005; 2008; 2008a; 2010; 2011). Tal escolha se deveu ao fato de que existe uma proliferação de documentos referentes à reforma educacional implementada pela UNESCO nas últimas décadas, que vem mobilizando pesquisadores das diferentes subáreas da educação a se debruçarem sobre o tema, com o intuito de compreender tanto o conteúdo da reforma quanto os mecanismos envolvidos na difusão da mesma (JARES, 2007; SILVA,2003).[...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2020-01-30T17:27:44Z
2020-01-30T17:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FEITOSA, Raphael Alves; FEITOSA, Viviane Alves de Oliveira. A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 404-417.
978-85-7282-530-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744
identifier_str_mv FEITOSA, Raphael Alves; FEITOSA, Viviane Alves de Oliveira. A educação para a paz segundo os documentos da UNESCO. IN: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade III. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2012. p. 404-417.
978-85-7282-530-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028832254361600