Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Glejane Bezerra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084
Resumo: A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral.
id UFC-7_fd610301d97e4c1195d16c11f55e7d68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54084
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - CurrículosTranstornos do espectro autistaInclusão escolarEducação e Estado - Fortaleza (CE)Currículos - Fortaleza (CE)Professores - Formação - Fortaleza (CE)A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral.GOMES, Robério Vieira BarretoSOUSA, Glejane Bezerra de2020-09-16T14:29:51Z2020-09-16T14:29:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T14:29:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-16T14:29:51Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
spellingShingle Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
SOUSA, Glejane Bezerra de
Universidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - Currículos
Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Educação e Estado - Fortaleza (CE)
Currículos - Fortaleza (CE)
Professores - Formação - Fortaleza (CE)
title_short Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_full Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_fullStr Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_full_unstemmed Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
title_sort Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
author SOUSA, Glejane Bezerra de
author_facet SOUSA, Glejane Bezerra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GOMES, Robério Vieira Barreto
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Glejane Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - Currículos
Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Educação e Estado - Fortaleza (CE)
Currículos - Fortaleza (CE)
Professores - Formação - Fortaleza (CE)
topic Universidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - Currículos
Transtornos do espectro autista
Inclusão escolar
Educação e Estado - Fortaleza (CE)
Currículos - Fortaleza (CE)
Professores - Formação - Fortaleza (CE)
description A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-16T14:29:51Z
2020-09-16T14:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084
identifier_str_mv SOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935800212652032