Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084 |
Resumo: | A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral. |
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Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará.Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia - CurrículosTranstornos do espectro autistaInclusão escolarEducação e Estado - Fortaleza (CE)Currículos - Fortaleza (CE)Professores - Formação - Fortaleza (CE)A presente monografia trata da formação inicial de professores no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – FACED / UFC para atendimento de educandos com autismo. A pesquisa buscou apresentar os princípios e fundamentos do Transtorno do Espectro do Autismo, bem como os referenciais para formação de professores, e ainda as políticas públicas de formação inicial de professores para o Curso de Pedagogia, na área da educação especial. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a Faculdade de Educação da UFC – Universidade Federal do Ceará – tem formado os discentes do Curso de Pedagogia para trabalharem na inclusão de crianças com TEA. Como fundamentação teórica, foram utilizados os estudos e trabalhos acadêmicos já consolidados, dentre os quais estão: BAUMEL (2003); BELISÁRIO FILHO e CUNHA (2010); BUENO (1999); PIMENTA (1999). O trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação (Gerhardt e Silveira, 2009), e as técnicas de pesquisa utilizadas foram: análise documental; a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, aborda-se a formação inicial de professores, enfatizando a necessidade da formação continuada. Os resultados mostraram que a formação inicial de professores para atendimento de crianças com autismo na faculdade ainda é incipiente, necessitando de mais disciplinas obrigatórias que tratem, especificamente, do autismo, de disciplinas que explicitem a abordagem desse tema, bem como a necessidade de uma ação interdisciplinar envolvendo esse assunto, principalmente nas disciplinas de ensino. Concluímos que a formação no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará da FACED/UFC ainda está construindo o seu caminho, no que tange às estratégias pedagógicas e à fundamentação teórica para atuar com alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista ser ainda incipiente e de caráter geral.GOMES, Robério Vieira BarretoSOUSA, Glejane Bezerra de2020-09-16T14:29:51Z2020-09-16T14:29:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, G. B. Formação docente para atuação educacional com pessoas com transtorno do espectro do autismo na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Univeridade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54084porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T14:29:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-09-16T14:29:51Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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