A educação popular como instrumento de mediação no processo de inclusão social de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Silvia Letícia Carneiro
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nobre, Iziane Silvestre, Sousa, Maria das Dores Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47303
Resumo: Esta pesquisa tem como lócus as práticas de inclusão social desenvolvidas pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua do Ceará - MNMMR a partir de ações de Educação Popular na comunidade do Grande Lagamar. A comunidade é composta pelos bairros: Pio XII, São João do Tauape, Alto da Balança e Aerolândia, localizada no município de Fortaleza, Ceará. Nesta funciona O MNMMR, movimento organizado que tem um histórico de lutas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e de ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei. Os objetivos da pesquisa são analisar os aspectos que levam os adolescentes a cometerem atos infracionais, como é realizada sua reintegração social, quais medidas de proteção estão sendo aplicadas e como a Educação Popular pode contribuir para modificar as relações sociais no processo de reintegração comunitária, familiar e na reconstrução dos projetos de vida dos adolescentes.
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