Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772 |
Resumo: | O trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais. |
id |
UFC-7_fe2704b32deb506493143160f90cdbb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47772 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básicoFormaçãoTecnologiaCiberculturaO trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais.PUC-SP2019-11-18T12:01:59Z2019-11-18T12:01:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497.978-85-60453-40-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772Sales, Selma BessaSouza, Karine Pinheiro deRibeiro, Renata AquinoMandaji, Monica dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T12:01:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-18T12:01:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
title |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
spellingShingle |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico Sales, Selma Bessa Formação Tecnologia Cibercultura |
title_short |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
title_full |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
title_fullStr |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
title_sort |
Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico |
author |
Sales, Selma Bessa |
author_facet |
Sales, Selma Bessa Souza, Karine Pinheiro de Ribeiro, Renata Aquino Mandaji, Monica dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Karine Pinheiro de Ribeiro, Renata Aquino Mandaji, Monica dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Selma Bessa Souza, Karine Pinheiro de Ribeiro, Renata Aquino Mandaji, Monica dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Tecnologia Cibercultura |
topic |
Formação Tecnologia Cibercultura |
description |
O trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-11-18T12:01:59Z 2019-11-18T12:01:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497. 978-85-60453-40-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772 |
identifier_str_mv |
SALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497. 978-85-60453-40-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-SP |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-SP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1809935804255961088 |