Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Selma Bessa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Souza, Karine Pinheiro de, Ribeiro, Renata Aquino, Mandaji, Monica dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772
Resumo: O trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais.
id UFC-7_fe2704b32deb506493143160f90cdbb0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47772
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básicoFormaçãoTecnologiaCiberculturaO trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais.PUC-SP2019-11-18T12:01:59Z2019-11-18T12:01:59Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497.978-85-60453-40-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772Sales, Selma BessaSouza, Karine Pinheiro deRibeiro, Renata AquinoMandaji, Monica dos Santosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T12:01:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47772Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-11-18T12:01:59Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
title Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
spellingShingle Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
Sales, Selma Bessa
Formação
Tecnologia
Cibercultura
title_short Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
title_full Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
title_fullStr Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
title_full_unstemmed Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
title_sort Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico
author Sales, Selma Bessa
author_facet Sales, Selma Bessa
Souza, Karine Pinheiro de
Ribeiro, Renata Aquino
Mandaji, Monica dos Santos
author_role author
author2 Souza, Karine Pinheiro de
Ribeiro, Renata Aquino
Mandaji, Monica dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Selma Bessa
Souza, Karine Pinheiro de
Ribeiro, Renata Aquino
Mandaji, Monica dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
Tecnologia
Cibercultura
topic Formação
Tecnologia
Cibercultura
description O trabalho discute o cenário da formação continuada dos professores com a utilização dos objetos digitais de aprendizagem (ODAS), para que de forma criativa os professores possam planejar processos didáticas lúdicos e interativos. Essa conjuntura se consolida nesse relato de experiência ao analisar se a partir do conhecimento e acesso à plataforma Escola Digital Fortaleza evidenciaram o uso das tecnologias digitais na educação nas escolas municipais de Fortaleza/ Ceará Os resultados apontaram que, nessa perspectiva de criação, e uso dos ODAS, os professores aprenderam fazendo, criando e planejando suas aulas inovando a produção do saber e repensando práticas pedagógicas à proporção que avançavam na apropriação e uso dessas ferramentas digitais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-11-18T12:01:59Z
2019-11-18T12:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497.
978-85-60453-40-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772
identifier_str_mv SALES, Selma Bessa; SOUZA, Karine Pinheiro de; RIBEIRO, Renata Aquino; MANDAJI, Monica dos Santos. Novos processos didáticos com a utilização de objeto digital de aprendizagem na escola do ensino básico. In: SEMINÁRIO WEB CURRICULO, 5., 16-18 out. 2017, São Paulo. Anais... São Paulo: PUC-SP, 2017. p. 489-497.
978-85-60453-40-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-SP
publisher.none.fl_str_mv PUC-SP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935804255961088