Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210 |
Resumo: | A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos. |
id |
UFC-8_042bbf3e293f9a550454257b65632462 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/210 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografiaGeografia, Ensino, CartografiaCartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental. A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos. Universidade Federal do Ceará2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-492178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210/141DAMASCENO, Marília de Fátima BarrosCAETANO, Adryane Gorayeb Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/210Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
title |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
spellingShingle |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia DAMASCENO, Marília de Fátima Barros Geografia, Ensino, Cartografia Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental. |
title_short |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
title_full |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
title_fullStr |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
title_full_unstemmed |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
title_sort |
Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia |
author |
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros |
author_facet |
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia, Ensino, Cartografia Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental. |
topic |
Geografia, Ensino, Cartografia Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental. |
description |
A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210/141 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49 Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49 Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643683545088 |