Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAMASCENO, Marília de Fátima Barros
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210
Resumo: A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos.
id UFC-8_042bbf3e293f9a550454257b65632462
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/210
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografiaGeografia, Ensino, CartografiaCartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental. A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos. Universidade Federal do Ceará2013-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-492178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210/141DAMASCENO, Marília de Fátima BarrosCAETANO, Adryane Gorayeb Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:44:53Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/210Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:44:53Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
title Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
spellingShingle Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
DAMASCENO, Marília de Fátima Barros
Geografia, Ensino, Cartografia
Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental.
title_short Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
title_full Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
title_fullStr Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
title_full_unstemmed Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
title_sort Análise da cartografia escolar no ensino básico: um estudo de caso no ensino de geografia
author DAMASCENO, Marília de Fátima Barros
author_facet DAMASCENO, Marília de Fátima Barros
CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira
author_role author
author2 CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DAMASCENO, Marília de Fátima Barros
CAETANO, Adryane Gorayeb Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia, Ensino, Cartografia
Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental.
topic Geografia, Ensino, Cartografia
Cartografia escolar, Geografia, Ensino fundamental.
description A Cartografia é uma ciência que subsidia a instrumentalização no ensino de Geografia com a forma de representação espacial de seus fenômenos. Com isso, é importante dar ênfase neste conhecimento desde o ensino básico, fase essa de construção do conhecimento do aluno, em que se deve atribuir maior relevância ao processo de ensino-aprendizagem. O aluno, dentro desse processo, deve ser considerado como um sujeito interventor do conhecimento durante sua aprendizagem. Diante desta concepção, o intuito da pesquisa foi analisar a utilização da cartografia escolar no ensino básico de nível fundamental II, com alunos do 7º ano, com a finalidade de inferir na realidade do ensino cartográfico em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e aplicados questionários junto aos alunos, assim como foram feitas entrevistas informais com os funcionários da escola e o professor de Geografia, além de terem sido realizadas observações diretas e registros fotográficos do ambiente escolar. Como resultados, constatou-se que os alunos possuem algumas deficiências sobre os conteúdos cartográficos e que lhes faltam uma significância sobre a utilização da cartografia em seus cotidianos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/210/141
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49
Geosaberes; Vol 4 No 7 (2013): Jan - June; 33-49
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643683545088