Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662
Resumo: Os professores de Geografia, no contexto atual, vêm sendo desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se relatar práticas pedagógicas no ensino de Geografia numa instituição de ensino particular em Taguatinga-Distrito Federal. A pesquisa-ação foi adotada, pois se trata da análise da própria prática pedagógica. Tendo como procedimento: observação, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e produção de um relatório. Utilizou-se da pedagogia dos projetos como uma possibilidade teórico-metodológico na tentativa de tornar os conhecimentos significativos no ensino de Geografia para os discentes. Assim sendo, os projetos foram construídos por meio de trabalho em grupo, produção de material didático em sala de aula, pesquisa na internet, problematização do cotidiano na construção de conceitos e a apropriação da realidade cotidiana com objetivo de articular o teórico e as práticas sociais. Isso tudo, contribuir para a construção de um raciocínio geográfico nos alunos da instituição em se atuou.    
id UFC-8_1ad240ad67184a687973d27cdd7299a3
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/662
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia Innovation in geographical education: the pedagogy of projects a possibility in the teaching of geographyOs professores de Geografia, no contexto atual, vêm sendo desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se relatar práticas pedagógicas no ensino de Geografia numa instituição de ensino particular em Taguatinga-Distrito Federal. A pesquisa-ação foi adotada, pois se trata da análise da própria prática pedagógica. Tendo como procedimento: observação, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e produção de um relatório. Utilizou-se da pedagogia dos projetos como uma possibilidade teórico-metodológico na tentativa de tornar os conhecimentos significativos no ensino de Geografia para os discentes. Assim sendo, os projetos foram construídos por meio de trabalho em grupo, produção de material didático em sala de aula, pesquisa na internet, problematização do cotidiano na construção de conceitos e a apropriação da realidade cotidiana com objetivo de articular o teórico e as práticas sociais. Isso tudo, contribuir para a construção de um raciocínio geográfico nos alunos da instituição em se atuou.    Geography teachers, in the current context, are being challenged to re-signify their pedagogical practices. In this sense, the objective is to report pedagogical practices in the teaching of Geography in a private educational institution in Taguatinga-Distrito Federal. The action research was adopted, because it is the analysis of the pedagogical practice itself. Having as procedure: observation, photographic record, bibliographic research and production of a report. The pedagogy of the projects was used as a theoretical-methodological possibility in the attempt to make the knowledge significant in the teaching of Geography for the students. Thus, the projects were built through group work, production of didactic material in the classroom, internet research, daily problematization in the construction of concepts and the appropriation of everyday reality with the objective of articulating theoretical and social practices . All this, contribute to the construction of a geographical reasoning in the students of the institution in has acted.Universidade Federal do Ceará2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/66210.26895/geosaberes.v9i19.662Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 8Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 8Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 82178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662/673Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz Neto, Daniel Rodrigues Silva2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/662Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
Innovation in geographical education: the pedagogy of projects a possibility in the teaching of geography
title Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
spellingShingle Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
title_short Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
title_full Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
title_fullStr Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
title_full_unstemmed Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
title_sort Inovação na educação geográfica: a pedagogia dos projetos uma possibilidade no ensino de geografia
author Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
author_facet Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz Neto, Daniel Rodrigues Silva
description Os professores de Geografia, no contexto atual, vêm sendo desafiados a ressignificar suas práticas pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se relatar práticas pedagógicas no ensino de Geografia numa instituição de ensino particular em Taguatinga-Distrito Federal. A pesquisa-ação foi adotada, pois se trata da análise da própria prática pedagógica. Tendo como procedimento: observação, registro fotográfico, pesquisa bibliográfica e produção de um relatório. Utilizou-se da pedagogia dos projetos como uma possibilidade teórico-metodológico na tentativa de tornar os conhecimentos significativos no ensino de Geografia para os discentes. Assim sendo, os projetos foram construídos por meio de trabalho em grupo, produção de material didático em sala de aula, pesquisa na internet, problematização do cotidiano na construção de conceitos e a apropriação da realidade cotidiana com objetivo de articular o teórico e as práticas sociais. Isso tudo, contribuir para a construção de um raciocínio geográfico nos alunos da instituição em se atuou.    
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662
10.26895/geosaberes.v9i19.662
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i19.662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/662/673
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 8
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 8
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 8
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644014895104