Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Heitor M.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251
Resumo: A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. 
id UFC-8_1c89e695346d5a5e9b2b8838cd1bb29e
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/251
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográficoGeografia; Educação; ReligiãoGeografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251/205SILVEIRA, Heitor M.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/251Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
title Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
spellingShingle Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
SILVEIRA, Heitor M.
Geografia; Educação; Religião
Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.
title_short Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
title_full Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
title_fullStr Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
title_full_unstemmed Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
title_sort Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
author SILVEIRA, Heitor M.
author_facet SILVEIRA, Heitor M.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, Heitor M.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Religião
Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.
topic Geografia; Educação; Religião
Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.
description A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. 
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251/205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644234047488