Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251 |
Resumo: | A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. |
id |
UFC-8_1c89e695346d5a5e9b2b8838cd1bb29e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/251 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográficoGeografia; Educação; ReligiãoGeografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados.A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-592178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251/205SILVEIRA, Heitor M.info:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/251Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
title |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
spellingShingle |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico SILVEIRA, Heitor M. Geografia; Educação; Religião Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados. |
title_short |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
title_full |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
title_fullStr |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
title_full_unstemmed |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
title_sort |
Religião, ensino e geografia: propondo atividades para ensinar religião no viés geográfico |
author |
SILVEIRA, Heitor M. |
author_facet |
SILVEIRA, Heitor M. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, Heitor M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Religião Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados. |
topic |
Geografia; Educação; Religião Geografia e Religião; Ensino de Geografia; Espaços Sagrados. |
description |
A abordagem religiosa na geografia esteve sempre alternando entre sua discussão ou não-discussão. Nas diferentes correntes epistemológicas que permearam a ciência geográfica, somente com a abordagem humanista na geografia, preconizando o estudo do ser, da individualidade do homem, partindo-se de seus valores, símbolos e percepções sobre o espaço, os estudos sobre os fenômenos religiosos passaram a ser estudados a fundo, uma vez que houveram apenas aproximações entre paisagem e religião na chamada Geografia clássica e uma total negligência por parte dos geógrafos preocupados em apontar incoerências sociais no espaço – os geógrafos críticos. No cerne do ensino de geografia, há, ainda, uma falha enorme ao se tentar realizar a transposição didática de assuntos corriqueiramente debatidos na Geografia, tais como: urbano, rural, econômico, regional, territorial, dentre outros, fazendo com que a abordagem da religião no ensino seja praticamente invisível. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como foco principal dispor uma série de atividades que propiciem uma abordagem profícua do tema religioso no ensino de geografia, procurando, também, atingir trabalhos interdisciplinares com a Filosofia, Sociologia (ciências inerentes à Geografia) e a Teologia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/251/205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59 Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 52-59 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644234047488 |