Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moro, Ildranis Laquini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319
Resumo:  Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade.   Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
id UFC-8_31ee3ccadc81c1b7841842992a0efad6
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/319
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternânciaGEOGRAFIAPedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade.   Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.Universidade Federal do Ceará2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31910.26895/geosaberes.v7i13.319Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 1362178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319/545Moro, Ildranis Laquiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:10:16Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/319Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:10:16Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
title Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
spellingShingle Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
Moro, Ildranis Laquini
GEOGRAFIA
Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
title_short Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
title_full Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
title_fullStr Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
title_sort Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
author Moro, Ildranis Laquini
author_facet Moro, Ildranis Laquini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moro, Ildranis Laquini
dc.subject.por.fl_str_mv GEOGRAFIA
Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
topic GEOGRAFIA
Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
description  Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade.   Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319
10.26895/geosaberes.v7i13.319
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v7i13.319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319/545
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644148064256