Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319 |
Resumo: | Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade. Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. |
id |
UFC-8_31ee3ccadc81c1b7841842992a0efad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/319 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternânciaGEOGRAFIAPedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade. Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes.Universidade Federal do Ceará2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/31910.26895/geosaberes.v7i13.319Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 1362178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319/545Moro, Ildranis Laquiniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:10:16Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/319Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:10:16Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
title |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância Moro, Ildranis Laquini GEOGRAFIA Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. |
title_short |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
title_full |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
title_sort |
Práticas pedagógicas em geografia na perspectiva da pedagogia da alternância |
author |
Moro, Ildranis Laquini |
author_facet |
Moro, Ildranis Laquini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moro, Ildranis Laquini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
GEOGRAFIA Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. |
topic |
GEOGRAFIA Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. |
description |
Considerando que a Geografia vai além dos conteúdos construídos em sala de aula, é fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos estudantes quanto ao espaço vivido. Estas referências emergem das suas experiências e textualizações diárias, na qual, articular o conteúdo às coisas concretas da vida do aluno, se torna um desafio do ensino de Geografia, sendo fundamental aplicar uma prática pedagógica em que a realidade vivenciada pelo aluno em sua família e comunidade seja uma peça de reflexão para ampliar a aprendizagem no âmbito escolar. Nisto a proposta educacional da Pedagogia da Alternância, está imbricada desde a sua origem na vinculação entre os saberes institucionais, científicos e os saberes populares e/ou de senso comum, onde através das suas especificidades, busca desenvolver um trabalho capaz de valorizar os sujeitos do campo, tendo uma visão mais integrada do espaço/tempo e seus valores, alternando o processo educativo entre o espaço escolar e o espaço sócio profissional familiar e comunitário, com elementos pedagógicos próprios e específicos para esta dinâmica. Realizado com base em pesquisa bibliográfica, e na experiência acumulada em geografia e na Pedagogia da Alternância, o presente texto tem como objetivo compreender o sistema da Pedagogia da Alternância, bem como elencar práticas pedagógicas em geografia nesta perspectiva, caracterizando de forma mais sucinta uma análise a partir da relação espaço/tempo envolvendo escola, família e comunidade. Palavras – Chave: Pedagogia da Alternância; pratica pedagógica, geografia, espaços, saberes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319 10.26895/geosaberes.v7i13.319 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v7i13.319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/319/545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136 Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136 Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 123 - 136 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644148064256 |