Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Alexandra Maria de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410
Resumo: A escola camponesa se revela como um projeto que se recusa a aceitar o desaparecimento do campesinato e a desigualdade social no campo. Foi, portanto, uma proposta que nasceu da resistência camponesa. Este artigo apresenta uma analise sobre a educação geográfica na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida por meio de visitas de campo e rodas de conversas com alunos e professores entre os anos de 2010 e 2012. Ficou constatado que a Geografia tem desenvolvido uma leitura crítica sobre a dinâmica da sociedade atual. Nessa leitura, adotar uma postura que valorize a diversidade das formas de relação com a terra, que reafirme a cultura camponesa e que tenha as comunidades como espaços de formação social e política é uma atitude fundamental para fortalecer a luta pela terra e educação geográfica no semiárido.
id UFC-8_6784e5ce7221eb27fd1b9bc70b3b6f8a
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/410
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiáridoEscola camponesa. Educação geográfica. Semiárido cearenseA escola camponesa se revela como um projeto que se recusa a aceitar o desaparecimento do campesinato e a desigualdade social no campo. Foi, portanto, uma proposta que nasceu da resistência camponesa. Este artigo apresenta uma analise sobre a educação geográfica na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida por meio de visitas de campo e rodas de conversas com alunos e professores entre os anos de 2010 e 2012. Ficou constatado que a Geografia tem desenvolvido uma leitura crítica sobre a dinâmica da sociedade atual. Nessa leitura, adotar uma postura que valorize a diversidade das formas de relação com a terra, que reafirme a cultura camponesa e que tenha as comunidades como espaços de formação social e política é uma atitude fundamental para fortalecer a luta pela terra e educação geográfica no semiárido.Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 54Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 54Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 542178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410/375OLIVEIRA, Alexandra Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:59:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/410Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:59:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
title Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
spellingShingle Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
OLIVEIRA, Alexandra Maria de
Escola camponesa. Educação geográfica. Semiárido cearense
title_short Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
title_full Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
title_fullStr Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
title_full_unstemmed Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
title_sort Educação geográfica no projeto camponês de convivência com o semiárido
author OLIVEIRA, Alexandra Maria de
author_facet OLIVEIRA, Alexandra Maria de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexandra Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola camponesa. Educação geográfica. Semiárido cearense
topic Escola camponesa. Educação geográfica. Semiárido cearense
description A escola camponesa se revela como um projeto que se recusa a aceitar o desaparecimento do campesinato e a desigualdade social no campo. Foi, portanto, uma proposta que nasceu da resistência camponesa. Este artigo apresenta uma analise sobre a educação geográfica na Escola Família Agrícola (EFA) Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. A pesquisa foi desenvolvida por meio de visitas de campo e rodas de conversas com alunos e professores entre os anos de 2010 e 2012. Ficou constatado que a Geografia tem desenvolvido uma leitura crítica sobre a dinâmica da sociedade atual. Nessa leitura, adotar uma postura que valorize a diversidade das formas de relação com a terra, que reafirme a cultura camponesa e que tenha as comunidades como espaços de formação social e política é uma atitude fundamental para fortalecer a luta pela terra e educação geográfica no semiárido.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/410/375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 54
Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 54
Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 46 - 54
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643183374336