Geoprocessamento: informática e análise espacial no ensino médio
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/342 |
Resumo: | Atualmente a escola disputa espaço com a informática, jogos eletrônicos e outras tecnologias perante os alunos. O uso dos iPods, Smartphones e Tablets por estudantes se tornou tão comum quanto ler e escrever. Desse modo a escola precisa se mobilizar para empregar as ferramentas tecnológicas sem perder de vista as finalidades educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de dois projetos educacionais que utilizaram geoprocessamento, informática e análise espacial no ensino médio. Trata-se do projeto Geotecnologias na educação: análise, interpretação de dados censitários e representação geográfica (Geotec). Este foi executado na E. E. José Maria Pereira, Buritizeiro/MG. O outro é o projeto Diamantina-SIG, realizado na E. E. Professor Leopoldo Miranda, Diamantina/MG. Por meio do Geotec foram analisados dados socioeconômicos da microrregião de Pirapora/MG, da área da escola e do balneário do Córrego das Pedras. Além disso, foram elaborados mapas coropléticos pelos próprios alunos. Por intermédio do projeto Diamantina-SIG foram confeccionados mapas temáticos da mesorregião do Vale do Jequitinhonha, com enfoque na variabilidade espacial dos indicadores sociais (IDH e índice GINI). |
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Geoprocessamento: informática e análise espacial no ensino médioGeografia; Ensino de GeografiaGeoprocessamento; Ensino de Geografia; Informática; Ensino médioAtualmente a escola disputa espaço com a informática, jogos eletrônicos e outras tecnologias perante os alunos. O uso dos iPods, Smartphones e Tablets por estudantes se tornou tão comum quanto ler e escrever. Desse modo a escola precisa se mobilizar para empregar as ferramentas tecnológicas sem perder de vista as finalidades educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de dois projetos educacionais que utilizaram geoprocessamento, informática e análise espacial no ensino médio. Trata-se do projeto Geotecnologias na educação: análise, interpretação de dados censitários e representação geográfica (Geotec). Este foi executado na E. E. José Maria Pereira, Buritizeiro/MG. O outro é o projeto Diamantina-SIG, realizado na E. E. Professor Leopoldo Miranda, Diamantina/MG. Por meio do Geotec foram analisados dados socioeconômicos da microrregião de Pirapora/MG, da área da escola e do balneário do Córrego das Pedras. Além disso, foram elaborados mapas coropléticos pelos próprios alunos. Por intermédio do projeto Diamantina-SIG foram confeccionados mapas temáticos da mesorregião do Vale do Jequitinhonha, com enfoque na variabilidade espacial dos indicadores sociais (IDH e índice GINI). Universidade Federal do Ceará2016-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/34210.26895/geosaberes.v7i13.342Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 88 - 101Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 88 - 101Geosaberes; Vol 7 No 13 (2016): July - Dec; 88 - 1012178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/342/542da Fonseca, Samuel Ferreirados Santos, Danniella CarvalhoGuedes, Carla Regina Motainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-11T13:16:14Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/342Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2020-02-11T13:16:14Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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