Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609 |
Resumo: | Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar. |
id |
UFC-8_772e56381fd2a9f959396d5b4fba0c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/609 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário Perception and awareness of the environment school through photographs and documentary productionGeografia; Educação AmbientalDegradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.Faced with the perception of situations of discase and non-appreciation of public heritage, actions were carried out to raise awareness of the degraded environment of a college of the public state network of Londrina-Paraná. Produced by students, Photographic records from the observation on the spot on degraded points of the physical space of the school and an documentary was made from an interview with the employee responsible for the maintenance of the school and its equipment, whose work has been repeated for 20 years to maintain the school environment in terms of use, a fact that was unknown by most students. As immediate results of this work, we have managed to dialogue with the school community about the importance of the appreciation of the schools as historical, cultural and social heritage, and reflect on the necessity of collective work and the participation of each in the care of the school environment.Universidade Federal do CearáPIBID CapesMoura, Jeani Delgado PaschoalPaschoal, Wilson Aparecido2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/60910.26895/geosaberes.v9i17.609Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 102178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609/642Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-13T23:14:04Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/609Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:04Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário Perception and awareness of the environment school through photographs and documentary production |
title |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
spellingShingle |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário Moura, Jeani Delgado Paschoal Geografia; Educação Ambiental Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação. |
title_short |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
title_full |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
title_fullStr |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
title_full_unstemmed |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
title_sort |
Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário |
author |
Moura, Jeani Delgado Paschoal |
author_facet |
Moura, Jeani Delgado Paschoal Paschoal, Wilson Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Paschoal, Wilson Aparecido |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBID Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Jeani Delgado Paschoal Paschoal, Wilson Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação Ambiental Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação. |
topic |
Geografia; Educação Ambiental Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação. |
description |
Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609 10.26895/geosaberes.v9i17.609 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v9i17.609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609/642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329643681447936 |