Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jeani Delgado Paschoal
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paschoal, Wilson Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609
Resumo: Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.
id UFC-8_772e56381fd2a9f959396d5b4fba0c21
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/609
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário Perception and awareness of the environment school through photographs and documentary productionGeografia; Educação AmbientalDegradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.Faced with the perception of situations of discase and non-appreciation of public heritage, actions were carried out to raise awareness of the degraded environment of a college of the public state network of Londrina-Paraná. Produced by students, Photographic records from the observation on the spot on degraded points of the physical space of the school and an documentary was made from an interview with the employee responsible for the maintenance of the school and its equipment, whose work has been repeated for 20 years to maintain the school environment in terms of use, a fact that was unknown by most students. As immediate results of this work, we have managed to dialogue with the school community about the importance of the appreciation of the schools as historical, cultural and social heritage, and reflect on the necessity of collective work and the participation of each in the care of the school environment.Universidade Federal do CearáPIBID CapesMoura, Jeani Delgado PaschoalPaschoal, Wilson Aparecido2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/60910.26895/geosaberes.v9i17.609Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 102178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609/642Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-13T23:14:04Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/609Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-05-13T23:14:04Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
Perception and awareness of the environment school through photographs and documentary production
title Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
spellingShingle Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
Moura, Jeani Delgado Paschoal
Geografia; Educação Ambiental
Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.
title_short Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
title_full Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
title_fullStr Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
title_full_unstemmed Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
title_sort Percepção e sensibilização do ambiente escolar por meio de fotografias e produção de documentário
author Moura, Jeani Delgado Paschoal
author_facet Moura, Jeani Delgado Paschoal
Paschoal, Wilson Aparecido
author_role author
author2 Paschoal, Wilson Aparecido
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBID Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Jeani Delgado Paschoal
Paschoal, Wilson Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação Ambiental
Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.
topic Geografia; Educação Ambiental
Degradação ambiental; Agenda 21; Espaços Públicos; Educação.
description Diante da percepção de situações de descaso e não valorização do patrimônio público foram realizadas ações para sensibilização do ambiente degradado de um colégio da rede estadual pública de Londrina-Paraná. Foram produzidos, pelos alunos, registros fotográficos a partir da observação in loco sobre pontos degradados do espaço físico da escola e um documentário feito a partir de uma entrevista com o funcionário responsável pela manutenção do colégio, cujo trabalho se repete há 20 anos para manter o ambiente escolar em condições de uso, fato que era desconhecido pela maioria dos alunos. Como resultados imediatos deste trabalho, conseguimos dialogar com a comunidade escolar acerca da importância da valorização da escola como patrimônio histórico, cultural e social, além de refletir sobre a necessidade do trabalho coletivo e da participação de cada um nos cuidados com o ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609
10.26895/geosaberes.v9i17.609
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i17.609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/609/642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 GEOSABERES: REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
Geosaberes; Vol 9 No 17 (2018): Jan - Apr; 1 - 10
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643681447936