Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452 |
Resumo: | A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas. |
id |
UFC-8_77ea375b6c3b6a9ad7e88463c6a52eac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/452 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ceEducação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE.A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas. Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 262178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452/421SILVA, Sherly Gabriela Dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:01:26Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/452Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:01:26Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
title |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
spellingShingle |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce SILVA, Sherly Gabriela Da Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE. |
title_short |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
title_full |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
title_fullStr |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
title_sort |
Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce |
author |
SILVA, Sherly Gabriela Da |
author_facet |
SILVA, Sherly Gabriela Da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Sherly Gabriela Da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE. |
topic |
Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE. |
description |
A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452/421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26 Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26 Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329644089344000 |