Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sherly Gabriela Da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452
Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas.  
id UFC-8_77ea375b6c3b6a9ad7e88463c6a52eac
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/452
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ceEducação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE.A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas.  Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 262178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452/421SILVA, Sherly Gabriela Dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:01:26Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/452Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:01:26Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
title Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
spellingShingle Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
SILVA, Sherly Gabriela Da
Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE.
title_short Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
title_full Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
title_fullStr Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
title_full_unstemmed Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
title_sort Educação ambiental escolar: estudando teorias e visualizando iniciativas realizadas no colégio módulo em juazeiro do norte, ce
author SILVA, Sherly Gabriela Da
author_facet SILVA, Sherly Gabriela Da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Sherly Gabriela Da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE.
topic Educação ambiental, Escola, educandos, Juazeiro do Norte/CE.
description A presente pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular do município de Juazeiro do Norte-CE. O objetivo da pesquisa foi diagnosticar como gestores dessa unidade particular de ensino pensam, planejam e estimulam o desenvolvimento de projetos em educação ambiental na escola. O trabalho volta-se ainda a conhecer as reflexões dos professores sobre educação ambiental e as possibilidades de realização desse tipo de trabalho. Para realização da pesquisa foram utilizados dois principais instrumentos de coleta de dados diretos: questionário e entrevistas. Os sujeitos informantes foram: representantes da direção escolar, coordenadores e professoras da turma de 3ª série do ensino fundamental I do colégio Módulo Cultural de Juazeiro do Norte-CE. Conforme os resultados obtidos a educação ambiental é uma realidade na estrutura curricular da instituição. Pode se perceber também que tratar da educação ambiental na escola significa construir um projeto educacional gradual e pautado em mudanças de comportamentos e de atitudes coletivas.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/452/421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 16 - 26
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329644089344000