A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635 |
Resumo: | Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. |
id |
UFC-8_77f8b17a679bcb70936fa1fe7b8b3415 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/635 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea barra longa (mg)Geografia; Educação; Ciências AmbientaisGeografia; Educação Ambiental; Licenciamento AmbientalEste artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. This article is about the implantation of a methodological proposal of environmental education (EE) within the process of environmental licensing. It was intended to engender methodological innovations related to elaboration, execution and monitoring processes of EE programmes. This proposal was accomplished by GEA-UFJF in the county of Barra Longa, MG. The educational actions happened in four phases: 1ª) recognition-approximation with local reality; 2ª) participatory planning-diagnosis; 3ª) diffusion / realization of educational / formative processes; 4ª) community mobilization. As outstanding results of experience was contacted an initiative of the participating subjects in structure a Collective aiming the creation of a community association. About the proposed methodological innovations there was a huge investment in the formation of the local dynamizers to face the socio-environmental problems.Universidade Federal do CearáAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)Pinto, Vicente Paulo dos SantosGuimarães, MauroZacarias, Rachel dos SantosFaria, Jeniffer de SouzaSobral, Marcela de Marco2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/63510.26895/geosaberes.v9i18.635Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635/664Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-01T13:01:20Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/635Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:20Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea barra longa (mg) |
title |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
spellingShingle |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) Pinto, Vicente Paulo dos Santos Geografia; Educação; Ciências Ambientais Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental |
title_short |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
title_full |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
title_fullStr |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
title_full_unstemmed |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
title_sort |
A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) |
author |
Pinto, Vicente Paulo dos Santos |
author_facet |
Pinto, Vicente Paulo dos Santos Guimarães, Mauro Zacarias, Rachel dos Santos Faria, Jeniffer de Souza Sobral, Marcela de Marco |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Mauro Zacarias, Rachel dos Santos Faria, Jeniffer de Souza Sobral, Marcela de Marco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Vicente Paulo dos Santos Guimarães, Mauro Zacarias, Rachel dos Santos Faria, Jeniffer de Souza Sobral, Marcela de Marco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia; Educação; Ciências Ambientais Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental |
topic |
Geografia; Educação; Ciências Ambientais Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental |
description |
Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635 10.26895/geosaberes.v9i18.635 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635 |
identifier_str_mv |
10.26895/geosaberes.v9i18.635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635/664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Geosaberes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12 Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12 Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642349756416 |