A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guimarães, Mauro, Zacarias, Rachel dos Santos, Faria, Jeniffer de Souza, Sobral, Marcela de Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635
Resumo: Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. 
id UFC-8_77f8b17a679bcb70936fa1fe7b8b3415
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/635
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg) Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea barra longa (mg)Geografia; Educação; Ciências AmbientaisGeografia; Educação Ambiental; Licenciamento AmbientalEste artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. This article is about the implantation of a methodological proposal of environmental education (EE) within the process of environmental licensing. It was intended to engender methodological innovations related to elaboration, execution and monitoring processes of EE programmes. This proposal was accomplished by GEA-UFJF in the county of Barra Longa, MG. The educational actions happened in four phases: 1ª) recognition-approximation with local reality; 2ª) participatory planning-diagnosis; 3ª) diffusion / realization of educational / formative processes; 4ª) community mobilization. As outstanding results of experience was contacted an initiative of the participating subjects in structure a Collective aiming the creation of a community association. About the proposed methodological innovations there was a huge investment in the formation of the local dynamizers to face the socio-environmental problems.Universidade Federal do CearáAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)Pinto, Vicente Paulo dos SantosGuimarães, MauroZacarias, Rachel dos SantosFaria, Jeniffer de SouzaSobral, Marcela de Marco2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/63510.26895/geosaberes.v9i18.635Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 122178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635/664Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-01T13:01:20Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/635Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:20Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
Uma experiência participativa em programas de educação ambiental no licenciamento ambiental: a implantação do pea barra longa (mg)
title A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
spellingShingle A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Geografia; Educação; Ciências Ambientais
Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental
title_short A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
title_full A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
title_fullStr A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
title_full_unstemmed A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
title_sort A participatory experience in environmental education programs in environmental licensing: the implementation of pea barra longa (mg)
author Pinto, Vicente Paulo dos Santos
author_facet Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Guimarães, Mauro
Zacarias, Rachel dos Santos
Faria, Jeniffer de Souza
Sobral, Marcela de Marco
author_role author
author2 Guimarães, Mauro
Zacarias, Rachel dos Santos
Faria, Jeniffer de Souza
Sobral, Marcela de Marco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Guimarães, Mauro
Zacarias, Rachel dos Santos
Faria, Jeniffer de Souza
Sobral, Marcela de Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Educação; Ciências Ambientais
Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental
topic Geografia; Educação; Ciências Ambientais
Geografia; Educação Ambiental; Licenciamento Ambiental
description Este artigo trata da implantação de uma proposta metodológica de educação ambiental (EA) no processo de licenciamento ambiental. Pretendeu-se gerar inovações metodológicas relacionadas aos processos de elaboração, execução e monitoramento de Programas de EA. A proposta foi realizada pelo GEA/UFJF no município de Barra Longa, MG. As ações educativas se deram em quatro fases: 1ª) reconhecimento-aproximação com a realidade local; 2ª) diagnóstico-planejamento participativo; 3ª) difusão/realização de processos educativos/formativos; 4ª) mobilização da comunidade. Como resultados marcantes da vivência contatou-se a iniciativa dos sujeitos participantes em estruturar um Coletivo visando a criação de uma associação comunitária. Quanto às inovações metodológicas propostas houve um grande investimento na formação dos dinamizadores locais para o enfrentamento dos problemas socioambientais. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635
10.26895/geosaberes.v9i18.635
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i18.635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/635/664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
Geosaberes; Vol 9 No 18 (2018): May - Aug.; 1 - 12
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642349756416