O ensino de geografia paga tributo à escola nova?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Nunes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678
Resumo: O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.
id UFC-8_860c8faa0e02c6d302a38d0e0d14495d
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/678
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling O ensino de geografia paga tributo à escola nova? Does geography education pay tribute to escola nova?O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.The article analyzes the possible implications of the pedagogical movement known as Escola Nova in Geography teaching, in an attempt to answer the following question: how do these discourses work? The discussion is developed based on some concepts and theoretical references underlying both the Escola Nova and the teaching of Geography, trying to a) problematize the foundations under which the premises of the Escola Nova were built; b) connect them to the sayings and the making of articles on Geography teaching from the middle of the last century; c) to show, with all this, that perhaps the understanding of the discourse of school Geography, in the contemporaneity, would pass closely by the analysis of the active pedagogies and participatory methodologies present in the Escola Nova.Universidade Federal do Ceará2018-09-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/67810.26895/geosaberes.v9i19.678Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 16Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 16Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 162178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678/689Copyright (c) 2018 Geosabereshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Bruno Nunes2019-05-01T13:01:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/678Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-05-01T13:01:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
Does geography education pay tribute to escola nova?
title O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
spellingShingle O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
Batista, Bruno Nunes
title_short O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
title_full O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
title_fullStr O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
title_full_unstemmed O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
title_sort O ensino de geografia paga tributo à escola nova?
author Batista, Bruno Nunes
author_facet Batista, Bruno Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruno Nunes
description O artigo analisa as possíveis implicações do movimento pedagógico conhecido como Escola Nova no ensino de Geografia, numa tentativa de responder ao seguinte questionamento: como funcionam esses discursos? A discussão se desenvolve tomando por base alguns conceitos e referenciais teóricos subjacentes tanto à Escola Nova quanto ao ensino de Geografia, tratando de a) problematizar os alicerces sob os quais as premissas da Escola Nova foram construídas; b) conecta-los aos dizeres e fazeres de artigos sobre ensino de Geografia do meio do século passado; c) mostrar, com isso tudo, que talvez a compreensão do discurso da Geografia escolar, na contemporaneidade, passaria estreitamente pela análise das pedagogias ativas e das metodologias participativas presentes na Escola Nova.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678
10.26895/geosaberes.v9i19.678
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678
identifier_str_mv 10.26895/geosaberes.v9i19.678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/678/689
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Geosaberes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 16
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 16
Geosaberes; Vol 9 No 19 (2018): Sept - Dec; 1 - 16
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642240704512