Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geosaberes |
Texto Completo: | http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. |
id |
UFC-8_a0a4078b7a0e7630163bc8fc0b917485 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/409 |
network_acronym_str |
UFC-8 |
network_name_str |
Geosaberes |
repository_id_str |
|
spelling |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagemEstudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 452178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409/416MACEDO, Rebeka CarvalhoLANDIM NETO, Francisco OtávioSILVA, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:59:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/409Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:59:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
title |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
spellingShingle |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem MACEDO, Rebeka Carvalho Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia. |
title_short |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
title_full |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
title_fullStr |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
title_full_unstemmed |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
title_sort |
Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem |
author |
MACEDO, Rebeka Carvalho |
author_facet |
MACEDO, Rebeka Carvalho LANDIM NETO, Francisco Otávio SILVA, Edson Vicente da |
author_role |
author |
author2 |
LANDIM NETO, Francisco Otávio SILVA, Edson Vicente da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, Rebeka Carvalho LANDIM NETO, Francisco Otávio SILVA, Edson Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia. |
topic |
Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia. |
description |
Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409 |
url |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45 Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45 Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45 2178-0463 reponame:Geosaberes instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Geosaberes |
collection |
Geosaberes |
repository.name.fl_str_mv |
Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br |
_version_ |
1798329642804838400 |