Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Rebeka Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: LANDIM NETO, Francisco Otávio, SILVA, Edson Vicente da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409
Resumo: Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. 
id UFC-8_a0a4078b7a0e7630163bc8fc0b917485
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/409
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagemEstudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 452178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409/416MACEDO, Rebeka CarvalhoLANDIM NETO, Francisco OtávioSILVA, Edson Vicente dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:59:19Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/409Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:59:19Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
title Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
spellingShingle Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
MACEDO, Rebeka Carvalho
Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.
title_short Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
title_full Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
title_fullStr Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
title_full_unstemmed Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
title_sort Descobrindo o entorno escolar: estudo do meio aplicado na análise da paisagem
author MACEDO, Rebeka Carvalho
author_facet MACEDO, Rebeka Carvalho
LANDIM NETO, Francisco Otávio
SILVA, Edson Vicente da
author_role author
author2 LANDIM NETO, Francisco Otávio
SILVA, Edson Vicente da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Rebeka Carvalho
LANDIM NETO, Francisco Otávio
SILVA, Edson Vicente da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.
topic Estudo do meio; Paisagem; Meio ambiente; Ensino de Geografia.
description Este trabalho tem como finalidade demonstrar as possibilidades de trabalhar o entorno escolar, compreendido como a paisagem inserida no entorno da escola EIEF Tecla Gonzaga Sales no município de Caucaia-CE, contextualizando com o ensino de Geografia para alunos no 8º ano do ensino fundamental. Efetivou-se a análise da paisagem através do estudo do meio, apontando suas contribuições para a ciência geográfica e formação docente, associando técnicas e metodologias que auxiliaram no desenvolvimento desse estudo, de forma a contribuir na formação discente e fomentando a construção de uma aprendizagem geográfica significativa. Buscou-se compreender como a análise da paisagem associada ao meio ambiente pode contribuir para a realização do estudo do meio e ao aprimoramento dos conhecimentos geográficos dentro e fora da sala de aula. Como resultado deste trabalho apresenta-se a i) a desmitificação do conceito de paisagem, belas e distantes da realidade local, trazendo também os elementos culturais e valorização do potencial paisagístico da própria localidade, ii) elaboração de cartilha educativa, contendo um levantamento de informações das pesquisas e atividades desenvolvidas disponíveis para a escola e comunidade, e iii) contribuição na prática diferenciada docente, ressaltando a importância da pesquisa na sala de aula. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/409/416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45
Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45
Geosaberes; Vol 6 No 2 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 33 - 45
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642804838400