Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ARAÚJO, João Fernando Marques, TAVARES, Kelly dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456
Resumo: A investigação aqui apresentada sistematiza uma etapa preliminar de um projeto em Geografia da Comunicação. Ele estuda questão patrimonial, articulada ao conceito de geoeducação. Utiliza leituras epistemológicas sobre imaginação criadora e dialogismo responsável (com base em Bachelard e Bakhtin), para avaliarnove santuários sul-americanos (três em Brasil, Argentina e Bolívia). Objetivo central é dar relevância ao âmbito municipal das estratégias devocionais, por intermédio da irradiação do vetor midiático. O núcleo teórico-metodológico pretende desenvolver dois conceitos emergentes na educação geográfica: “Matergrafia” e “Teopolifonia”, usados nas tipologias dos municípios-santuários em escalas regionais distintas. A leitura preliminar da difusão midiática desses municípios indicou uma forte restrição comunicacional no patrimônio desses locais; especialmente aqueles comprometidos com a escala nacional da devoção. Há um desperdício geoeducacional da religiosidade mariana, principalmente nos santuários nacionais. O que fortalece a atenção redobrada na formação simbólica na análise desses lugares quando forem incluídos outros vetores e novos municípios latino-americanos.  
id UFC-8_a735fedbf6a672ea4f81380fc8904b32
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/456
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sulEducação Patrimonial, Estratégia Devocional, Município-Santuário.A investigação aqui apresentada sistematiza uma etapa preliminar de um projeto em Geografia da Comunicação. Ele estuda questão patrimonial, articulada ao conceito de geoeducação. Utiliza leituras epistemológicas sobre imaginação criadora e dialogismo responsável (com base em Bachelard e Bakhtin), para avaliarnove santuários sul-americanos (três em Brasil, Argentina e Bolívia). Objetivo central é dar relevância ao âmbito municipal das estratégias devocionais, por intermédio da irradiação do vetor midiático. O núcleo teórico-metodológico pretende desenvolver dois conceitos emergentes na educação geográfica: “Matergrafia” e “Teopolifonia”, usados nas tipologias dos municípios-santuários em escalas regionais distintas. A leitura preliminar da difusão midiática desses municípios indicou uma forte restrição comunicacional no patrimônio desses locais; especialmente aqueles comprometidos com a escala nacional da devoção. Há um desperdício geoeducacional da religiosidade mariana, principalmente nos santuários nacionais. O que fortalece a atenção redobrada na formação simbólica na análise desses lugares quando forem incluídos outros vetores e novos municípios latino-americanos.  Universidade Federal do Ceará2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 71Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 71Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 712178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456/430OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro deARAÚJO, João Fernando MarquesTAVARES, Kelly dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T19:01:26Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/456Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T19:01:26Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
title Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
spellingShingle Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
Educação Patrimonial, Estratégia Devocional, Município-Santuário.
title_short Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
title_full Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
title_fullStr Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
title_full_unstemmed Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
title_sort Patrimônio geoeducacional na formação simbólica de municípios-santuários na américa do sul
author OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
author_facet OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
ARAÚJO, João Fernando Marques
TAVARES, Kelly dos Santos
author_role author
author2 ARAÚJO, João Fernando Marques
TAVARES, Kelly dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Christian Dennys Monteiro de
ARAÚJO, João Fernando Marques
TAVARES, Kelly dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial, Estratégia Devocional, Município-Santuário.
topic Educação Patrimonial, Estratégia Devocional, Município-Santuário.
description A investigação aqui apresentada sistematiza uma etapa preliminar de um projeto em Geografia da Comunicação. Ele estuda questão patrimonial, articulada ao conceito de geoeducação. Utiliza leituras epistemológicas sobre imaginação criadora e dialogismo responsável (com base em Bachelard e Bakhtin), para avaliarnove santuários sul-americanos (três em Brasil, Argentina e Bolívia). Objetivo central é dar relevância ao âmbito municipal das estratégias devocionais, por intermédio da irradiação do vetor midiático. O núcleo teórico-metodológico pretende desenvolver dois conceitos emergentes na educação geográfica: “Matergrafia” e “Teopolifonia”, usados nas tipologias dos municípios-santuários em escalas regionais distintas. A leitura preliminar da difusão midiática desses municípios indicou uma forte restrição comunicacional no patrimônio desses locais; especialmente aqueles comprometidos com a escala nacional da devoção. Há um desperdício geoeducacional da religiosidade mariana, principalmente nos santuários nacionais. O que fortalece a atenção redobrada na formação simbólica na análise desses lugares quando forem incluídos outros vetores e novos municípios latino-americanos.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/456/430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 71
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 71
Geosaberes; Vol 6 No 3 (2015): SPECIAL EDITION - CLAG (2015) - july - Dec; 54 - 71
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643629019136