A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Marcelo Sousa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100
Resumo: A pesquisa de mestrado que embasou este artigo teve, como um de seus objetivos principais, recontar a história da cidade de Itambé, no Sudoeste baiano, a partir do olhar de seus moradores em encontro com o “seu lugar” de pertencimento. Para esta nova narrativa, fundamentada nos sujeitos, o diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido. A cidade se tornou “laboratório” para a construção de um texto que pudesse “invadi-la” com esta outra história, de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos, na dissertação defendida em 2011 no PPGAC-UFBA, foram diversificados, centrados em metodologias participativas que visavam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a “Fenomenologia da Percepção” de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço. Buscou-se também embasamento teórico nos estudos sobre memória, ação, discurso e cotidiano na contemporaneidade. Como resultado da pesquisa, os depoimentos dos moradores foram reunidos e um texto dramático foi criado, de forma participativa e dialógica, recontando a história do lugar e apresentando as questões atuais dos habitantes que lá vivem, com a realização de ações cênicas fragmentadas por toda a cidade. Neste artigo, apresento a metodologia e parte dos resultados alcançados, buscando enfatizar o diálogo entre teatro, geografia e fenomenologia, com foco na discussão sobre as cidades de pequeno porte no Estado da Bahia e o uso/a ocupação de seus espaços públicos.
id UFC-8_ae7b85e14e3975975dfeebd61d30189c
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/100
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontarGeografia; Geografia Humana; Artes CênicasCidade. Texto. História. Ação Cênica. Fenomenologia. Espaço Público.A pesquisa de mestrado que embasou este artigo teve, como um de seus objetivos principais, recontar a história da cidade de Itambé, no Sudoeste baiano, a partir do olhar de seus moradores em encontro com o “seu lugar” de pertencimento. Para esta nova narrativa, fundamentada nos sujeitos, o diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido. A cidade se tornou “laboratório” para a construção de um texto que pudesse “invadi-la” com esta outra história, de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos, na dissertação defendida em 2011 no PPGAC-UFBA, foram diversificados, centrados em metodologias participativas que visavam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a “Fenomenologia da Percepção” de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço. Buscou-se também embasamento teórico nos estudos sobre memória, ação, discurso e cotidiano na contemporaneidade. Como resultado da pesquisa, os depoimentos dos moradores foram reunidos e um texto dramático foi criado, de forma participativa e dialógica, recontando a história do lugar e apresentando as questões atuais dos habitantes que lá vivem, com a realização de ações cênicas fragmentadas por toda a cidade. Neste artigo, apresento a metodologia e parte dos resultados alcançados, buscando enfatizar o diálogo entre teatro, geografia e fenomenologia, com foco na discussão sobre as cidades de pequeno porte no Estado da Bahia e o uso/a ocupação de seus espaços públicos.Universidade Federal do CearáCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoBRITO, Marcelo Sousa2011-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-42Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-42Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-422178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100/89info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-06T18:42:23Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/100Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2018-01-06T18:42:23Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
title A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
spellingShingle A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
BRITO, Marcelo Sousa
Geografia; Geografia Humana; Artes Cênicas
Cidade. Texto. História. Ação Cênica. Fenomenologia. Espaço Público.
title_short A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
title_full A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
title_fullStr A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
title_full_unstemmed A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
title_sort A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar
author BRITO, Marcelo Sousa
author_facet BRITO, Marcelo Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Marcelo Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia; Geografia Humana; Artes Cênicas
Cidade. Texto. História. Ação Cênica. Fenomenologia. Espaço Público.
topic Geografia; Geografia Humana; Artes Cênicas
Cidade. Texto. História. Ação Cênica. Fenomenologia. Espaço Público.
description A pesquisa de mestrado que embasou este artigo teve, como um de seus objetivos principais, recontar a história da cidade de Itambé, no Sudoeste baiano, a partir do olhar de seus moradores em encontro com o “seu lugar” de pertencimento. Para esta nova narrativa, fundamentada nos sujeitos, o diálogo entre teatro e cidade foi estabelecido. A cidade se tornou “laboratório” para a construção de um texto que pudesse “invadi-la” com esta outra história, de quem vive este espaço urbano. Os caminhos utilizados para atingir os objetivos, na dissertação defendida em 2011 no PPGAC-UFBA, foram diversificados, centrados em metodologias participativas que visavam à construção coletiva de conhecimento, a partir da convivência com os moradores. Para isso, a “Fenomenologia da Percepção” de Maurice Merleau-Ponty foi de fundamental importância na construção desta dramaturgia do espaço. Buscou-se também embasamento teórico nos estudos sobre memória, ação, discurso e cotidiano na contemporaneidade. Como resultado da pesquisa, os depoimentos dos moradores foram reunidos e um texto dramático foi criado, de forma participativa e dialógica, recontando a história do lugar e apresentando as questões atuais dos habitantes que lá vivem, com a realização de ações cênicas fragmentadas por toda a cidade. Neste artigo, apresento a metodologia e parte dos resultados alcançados, buscando enfatizar o diálogo entre teatro, geografia e fenomenologia, com foco na discussão sobre as cidades de pequeno porte no Estado da Bahia e o uso/a ocupação de seus espaços públicos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/100/89
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-42
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-42
Geosaberes; Vol 2 No 4 (2011): July - Dec; 32-42
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329642755555328