Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Claudionor de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: TORRES, Moisés Silva, OLIVEIRA, Fabrício Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geosaberes
Texto Completo: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266
Resumo: O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento, representa hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual. Durante a realização de um projeto de intervenção na escola, procurou-se investigar a maneira pela qual os professores estariam atuando em suas práticas pedagógicas, a fim de despertar nos alunos, a consciência ambiental necessária para que estes passassem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, produzidos diariamente em sua comunidade. Para tanto, realizou-se um questionário a cerca da prática docente, dirigida aos professores e, também, oficinas com atividades de aproveitamento do lixo, orientadas aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental e, restrições preconceituosas quando se fala em lixo. Isso demonstra a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental e muito investimento na formação de todos os profissionais da educação. Só assim, promoverão as urgentes mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
id UFC-8_cf7bb9a5a9563138c9337152c9896c4b
oai_identifier_str oai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/266
network_acronym_str UFC-8
network_name_str Geosaberes
repository_id_str
spelling Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolargeografia; educação ambientalEducação ambiental; coleta seletiva;Interdisciplinaridade; Mudanças comportamentaisO gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento, representa hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual. Durante a realização de um projeto de intervenção na escola, procurou-se investigar a maneira pela qual os professores estariam atuando em suas práticas pedagógicas, a fim de despertar nos alunos, a consciência ambiental necessária para que estes passassem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, produzidos diariamente em sua comunidade. Para tanto, realizou-se um questionário a cerca da prática docente, dirigida aos professores e, também, oficinas com atividades de aproveitamento do lixo, orientadas aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental e, restrições preconceituosas quando se fala em lixo. Isso demonstra a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental e muito investimento na formação de todos os profissionais da educação. Só assim, promoverão as urgentes mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.Universidade Federal do Ceará2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-25Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-25Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-252178-0463reponame:Geosaberesinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266/196SILVA, Claudionor de OliveiraTORRES, Moisés SilvaOLIVEIRA, Fabrício Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-31T11:56:48Zoai:geosaberes.www.geosaberes.ufc.br:article/266Revistahttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/PUBhttp://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/oaigeosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br2178-04632178-0463opendoar:2019-01-31T11:56:48Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
title Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
spellingShingle Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
SILVA, Claudionor de Oliveira
geografia; educação ambiental
Educação ambiental; coleta seletiva;Interdisciplinaridade; Mudanças comportamentais
title_short Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
title_full Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
title_fullStr Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
title_full_unstemmed Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
title_sort Coleta seletiva e reciclagem como cultura ambiental no contexto escolar
author SILVA, Claudionor de Oliveira
author_facet SILVA, Claudionor de Oliveira
TORRES, Moisés Silva
OLIVEIRA, Fabrício Silva
author_role author
author2 TORRES, Moisés Silva
OLIVEIRA, Fabrício Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Claudionor de Oliveira
TORRES, Moisés Silva
OLIVEIRA, Fabrício Silva
dc.subject.por.fl_str_mv geografia; educação ambiental
Educação ambiental; coleta seletiva;Interdisciplinaridade; Mudanças comportamentais
topic geografia; educação ambiental
Educação ambiental; coleta seletiva;Interdisciplinaridade; Mudanças comportamentais
description O gerenciamento correto do lixo, baseado na coleta seletiva e reaproveitamento, representa hoje, um tema bastante complexo, pois além de exercer uma ação direta no meio ambiente, relaciona-se também com a nossa política, nossa economia e até mesmo com os nossos padrões de comportamento humano. Porém, por razões culturais, o ser humano ainda resiste em fazer da reciclagem uma prática habitual. Durante a realização de um projeto de intervenção na escola, procurou-se investigar a maneira pela qual os professores estariam atuando em suas práticas pedagógicas, a fim de despertar nos alunos, a consciência ambiental necessária para que estes passassem a gerenciar adequadamente os resíduos sólidos, produzidos diariamente em sua comunidade. Para tanto, realizou-se um questionário a cerca da prática docente, dirigida aos professores e, também, oficinas com atividades de aproveitamento do lixo, orientadas aos alunos. Os resultados obtidos mostraram que existe pouco compromisso com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental e, restrições preconceituosas quando se fala em lixo. Isso demonstra a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental e muito investimento na formação de todos os profissionais da educação. Só assim, promoverão as urgentes mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266
url http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/266/196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-25
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-25
Geosaberes; Vol 5 No 9 (2014): Jan - June; 13-25
2178-0463
reponame:Geosaberes
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Geosaberes
collection Geosaberes
repository.name.fl_str_mv Geosaberes - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv geosaberes@ufc.br||jose.z.candido@gmail.com||fabiomoria@yahoo.com.br
_version_ 1798329643205394432