“Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcos Roberto dos Santos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Gonçalves, João Batista Costa, Ponciano Filho, José Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2706
Resumo: O principal objetivo desse artigo é examinar o discurso carnavalizado na canção “Padaria Espiritual”, que compõe o álbum “Berro” (1976), do cantor Ednardo. Assim, baseando-nos nas categorias da percepção carnavalesca do mundo propostas por Bakhtin (1987; 2014; 2015) e na sua concepção de corpo grotesco (Bakhtin, 1987), analisaremos a referida canção, que mantém relações dialógicas explícitas, já no título, com uma importante agremiação literária que trouxe, de maneira inovadora, subversiva e galhofeira, importantes “questões de espírito” para a província cearense no período de transição do Brasil monárquico para o republicano. Da análise da obra, percebemos que a canção do cantor e compositor cearense exalta o projeto ético/estético do grêmio beletrista cearense, por meio de elementos discursivos da carnavalização, como a presença da palavra ambivalente e excêntrica, do discurso irônico e do corpo grotesco, em especial, nesse caso, da imagem da boca aberta que berra, que protesta e que come a fim de manter, num gesto transgressivo e subversivo, esse corpo vivo e aberto para o mundo social exterior do qual faz parte materialmente. 
id UFC-9_156fc27e0dbf54c19d717343a163d5f6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2706
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardoteoria da carnavalização; cosmovisão carnavalesca; corpo grotesco; canção; padaria espiritual.O principal objetivo desse artigo é examinar o discurso carnavalizado na canção “Padaria Espiritual”, que compõe o álbum “Berro” (1976), do cantor Ednardo. Assim, baseando-nos nas categorias da percepção carnavalesca do mundo propostas por Bakhtin (1987; 2014; 2015) e na sua concepção de corpo grotesco (Bakhtin, 1987), analisaremos a referida canção, que mantém relações dialógicas explícitas, já no título, com uma importante agremiação literária que trouxe, de maneira inovadora, subversiva e galhofeira, importantes “questões de espírito” para a província cearense no período de transição do Brasil monárquico para o republicano. Da análise da obra, percebemos que a canção do cantor e compositor cearense exalta o projeto ético/estético do grêmio beletrista cearense, por meio de elementos discursivos da carnavalização, como a presença da palavra ambivalente e excêntrica, do discurso irônico e do corpo grotesco, em especial, nesse caso, da imagem da boca aberta que berra, que protesta e que come a fim de manter, num gesto transgressivo e subversivo, esse corpo vivo e aberto para o mundo social exterior do qual faz parte materialmente. Universidade Federal do CearáAmaral, Marcos Roberto dos SantosGonçalves, João Batista CostaPonciano Filho, José Alberto2024-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/270610.22168/2237-6321-32706Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-832237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2706/1080Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T16:57:31Zoai:ojs.localhost:article/2706Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-29T16:57:31Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
title “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
spellingShingle “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
Amaral, Marcos Roberto dos Santos
teoria da carnavalização; cosmovisão carnavalesca; corpo grotesco; canção; padaria espiritual.
title_short “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
title_full “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
title_fullStr “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
title_full_unstemmed “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
title_sort “Arrote e coma você mesmo”: elementos da carnavalização na canção “Padaria Espiritual”, de Ednardo
author Amaral, Marcos Roberto dos Santos
author_facet Amaral, Marcos Roberto dos Santos
Gonçalves, João Batista Costa
Ponciano Filho, José Alberto
author_role author
author2 Gonçalves, João Batista Costa
Ponciano Filho, José Alberto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcos Roberto dos Santos
Gonçalves, João Batista Costa
Ponciano Filho, José Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv teoria da carnavalização; cosmovisão carnavalesca; corpo grotesco; canção; padaria espiritual.
topic teoria da carnavalização; cosmovisão carnavalesca; corpo grotesco; canção; padaria espiritual.
description O principal objetivo desse artigo é examinar o discurso carnavalizado na canção “Padaria Espiritual”, que compõe o álbum “Berro” (1976), do cantor Ednardo. Assim, baseando-nos nas categorias da percepção carnavalesca do mundo propostas por Bakhtin (1987; 2014; 2015) e na sua concepção de corpo grotesco (Bakhtin, 1987), analisaremos a referida canção, que mantém relações dialógicas explícitas, já no título, com uma importante agremiação literária que trouxe, de maneira inovadora, subversiva e galhofeira, importantes “questões de espírito” para a província cearense no período de transição do Brasil monárquico para o republicano. Da análise da obra, percebemos que a canção do cantor e compositor cearense exalta o projeto ético/estético do grêmio beletrista cearense, por meio de elementos discursivos da carnavalização, como a presença da palavra ambivalente e excêntrica, do discurso irônico e do corpo grotesco, em especial, nesse caso, da imagem da boca aberta que berra, que protesta e que come a fim de manter, num gesto transgressivo e subversivo, esse corpo vivo e aberto para o mundo social exterior do qual faz parte materialmente. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2706
10.22168/2237-6321-32706
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2706
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2706/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 63-83
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726120493056