Portuguese Word-formation in Textbooks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/719 |
Resumo: | This paper results from the research project “O léxico no livro didático”, that has been developed since 2010, at the Language Institute of Universidade Federal da Bahia, based on the works of Irandé Antunes (2012), Carlos Alexandre Gonçalves (2007); Margarida Basílio (1998; 2006), Luiz C. de A. Rocha (1998), among others, about word-formation, vocabulary building and teaching. It aims to know if it is true what Antunes (2012) says about the fact that although the linguistcs studies have promoted some important changes in the teaching of text and discourse in Brazilian schools, these changes have not reached the teaching of word-formation and vocabulary building. |
id |
UFC-9_16c54338ac696da35d5fddd7cb4119e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/719 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Portuguese Word-formation in TextbooksO ensino do léxico no livro didáticoWord-formation. Vocabulary building. Teaching.Linguística aplicadaLivro didático. Léxico. Ensino.This paper results from the research project “O léxico no livro didático”, that has been developed since 2010, at the Language Institute of Universidade Federal da Bahia, based on the works of Irandé Antunes (2012), Carlos Alexandre Gonçalves (2007); Margarida Basílio (1998; 2006), Luiz C. de A. Rocha (1998), among others, about word-formation, vocabulary building and teaching. It aims to know if it is true what Antunes (2012) says about the fact that although the linguistcs studies have promoted some important changes in the teaching of text and discourse in Brazilian schools, these changes have not reached the teaching of word-formation and vocabulary building.Este trabalho é resultante do encontro entre as reflexões e propostas de Irandé Antunes em Território das Palavras: o estudo do léxico em sala de aula (2012) e as minhas próprias concepções e crenças relativas ao ensino de língua portuguesa, oriundas da prática docente como professora de léxico e morfologia. Tal confluência de crenças concretizou-se em um projeto de pesquisa, intitulado O léxico no livro didático, desenvolvido desde 2013, com o apoio de cinco bolsistas de iniciação científica. Um dos objetivos do projeto é revisitar os estudos lexicais, desenvolvidos nas três últimas décadas, principalmente aqueles de Irandé Antunes (2012), Carlos Alexandre Gonçalves (2007); Margarida Basílio (1998; 2006), Luiz C. de A. Rocha (1998), entre outros, buscando aporte teórico relevante para repensar procedimentos didáticos voltados para o ensino do léxico e para a ampliação do vocabulário. Outro objetivo é analisar um corpus constituído de dicionários escolares e livros didáticos de língua portuguesa de ensino fundamental e médio, com o intuito de compilar propostas pertinentes de ensino do léxico. Ambos os objetivos, de certa forma, querem verificar se é verdadeira a hipótese de Antunes de que, apesar de os estudos linguísticos terem implementado uma série de inovações no ensino de língua portuguesa, principalmente no que tange ao estudo do texto e do discurso, o tratamento do léxico permanece em segundo plano. A condução das reflexões terá como estudo de caso o tratamento dado ao processo de formação de substantivos com os sufixos -inho e -ão.Universidade Federal do CearáSilva, Alba Valéria Tinoco Alves2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literatura; pesquisa documentalapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/71910.22168/2237-6321.6.6.2.274-291Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-2912237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/719/356Direitos autorais 2016 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-10T19:07:04Zoai:ojs.localhost:article/719Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-01-10T19:07:04Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portuguese Word-formation in Textbooks O ensino do léxico no livro didático |
title |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
spellingShingle |
Portuguese Word-formation in Textbooks Silva, Alba Valéria Tinoco Alves Word-formation. Vocabulary building. Teaching. Linguística aplicada Livro didático. Léxico. Ensino. |
title_short |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
title_full |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
title_fullStr |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
title_full_unstemmed |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
title_sort |
Portuguese Word-formation in Textbooks |
author |
Silva, Alba Valéria Tinoco Alves |
author_facet |
Silva, Alba Valéria Tinoco Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alba Valéria Tinoco Alves |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Word-formation. Vocabulary building. Teaching. Linguística aplicada Livro didático. Léxico. Ensino. |
topic |
Word-formation. Vocabulary building. Teaching. Linguística aplicada Livro didático. Léxico. Ensino. |
description |
This paper results from the research project “O léxico no livro didático”, that has been developed since 2010, at the Language Institute of Universidade Federal da Bahia, based on the works of Irandé Antunes (2012), Carlos Alexandre Gonçalves (2007); Margarida Basílio (1998; 2006), Luiz C. de A. Rocha (1998), among others, about word-formation, vocabulary building and teaching. It aims to know if it is true what Antunes (2012) says about the fact that although the linguistcs studies have promoted some important changes in the teaching of text and discourse in Brazilian schools, these changes have not reached the teaching of word-formation and vocabulary building. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura; pesquisa documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/719 10.22168/2237-6321.6.6.2.274-291 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/719 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.6.6.2.274-291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/719/356 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291 Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291 Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291 Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291 Entrepalavras; v. 6, n. 2 (6); 274-291 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726787387392 |