Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Charlene Cidrini
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade.
id UFC-9_b96aa44858ab28430788096c5ea22f3d
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/435
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativaAnálise do Discursoensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucionalEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade.Universidade Federal do CearáFerreira, Charlene Cidrini2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/43510.22168/2237-6321.5.5.1.103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-1162237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435/278http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/435/24info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-01T21:39:11Zoai:ojs.localhost:article/435Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2015-08-01T21:39:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
title Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
spellingShingle Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
Ferreira, Charlene Cidrini
Análise do Discurso
ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional
title_short Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
title_full Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
title_fullStr Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
title_full_unstemmed Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
title_sort Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
author Ferreira, Charlene Cidrini
author_facet Ferreira, Charlene Cidrini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Charlene Cidrini
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do Discurso
ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional
topic Análise do Discurso
ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional
description Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435
10.22168/2237-6321.5.5.1.103-116
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.5.5.1.103-116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435/278
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/435/24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116
Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116
Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116
Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116
Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329729649999873