Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade. |
id |
UFC-9_b96aa44858ab28430788096c5ea22f3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/435 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativaAnálise do Discursoensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucionalEste artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade.Universidade Federal do CearáFerreira, Charlene Cidrini2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica de campoapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/43510.22168/2237-6321.5.5.1.103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-1162237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435/278http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/435/24info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-01T21:39:11Zoai:ojs.localhost:article/435Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2015-08-01T21:39:11Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
title |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
spellingShingle |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa Ferreira, Charlene Cidrini Análise do Discurso ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional |
title_short |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
title_full |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
title_fullStr |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
title_full_unstemmed |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
title_sort |
Ensino de espanhol na escola e campanha institucional: uma perspectiva enunciativa |
author |
Ferreira, Charlene Cidrini |
author_facet |
Ferreira, Charlene Cidrini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Charlene Cidrini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do Discurso ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional |
topic |
Análise do Discurso ensino de língua estrangeira; perspectiva enunciativa; gênero campanha institucional |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões de ordem teórica e prática relacionadas ao ensino da Língua Espanhola no contexto da escola básica, por meio de uma experiência didática que teve como foco a análise e produção do gênero de discurso campanha institucional. O aporte teórico é a Análise do Discurso de orientação enunciativa (MAINGUENEAU, 2002) e a concepção de gênero de discurso (Bakhtin, 1992). Os resultados demonstraram que não é possível separar o ensino de língua do seu uso social e que a aplicação de uma abordagem enunciativa em sala de aula possibilita aos alunos, no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, interagir discursivamente em tempos e espaços distintos, construindo novos sentidos por meio da apropriação dos gêneros e sua relação com a sociedade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435 10.22168/2237-6321.5.5.1.103-116 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321.5.5.1.103-116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/435/278 http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/downloadSuppFile/435/24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116 Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116 Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116 Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116 Entrepalavras; v. 5, n. 1 (5): Entrepalavras; 103-116 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329729649999873 |