A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257 |
Resumo: | O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa. |
id |
UFC-9_33348d7adf0a4f2d08785a2559b0b413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1257 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
A profissão docente representada por estagiários do curso de LetrasProfissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa.O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa.Universidade Federal do CearáRibeiro, Pollyanne BicalhoLousada, Eliane Gouvêa2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/125710.22168/2237-6321-31257Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-622237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257/558Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1257Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
title |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
spellingShingle |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras Ribeiro, Pollyanne Bicalho Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa. |
title_short |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
title_full |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
title_fullStr |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
title_full_unstemmed |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
title_sort |
A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras |
author |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
author_facet |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho Lousada, Eliane Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Lousada, Eliane Gouvêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Pollyanne Bicalho Lousada, Eliane Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa. |
topic |
Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa. |
description |
O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257 10.22168/2237-6321-31257 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-31257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257/558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62 Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329730617835520 |