A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lousada, Eliane Gouvêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257
Resumo: O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa.
id UFC-9_33348d7adf0a4f2d08785a2559b0b413
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1257
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling A profissão docente representada por estagiários do curso de LetrasProfissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa.O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa.Universidade Federal do CearáRibeiro, Pollyanne BicalhoLousada, Eliane Gouvêa2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/125710.22168/2237-6321-31257Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-622237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257/558Direitos autorais 2018 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:01:20Zoai:ojs.localhost:article/1257Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:01:20Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
title A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
spellingShingle A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa.
title_short A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
title_full A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
title_fullStr A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
title_full_unstemmed A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
title_sort A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras
author Ribeiro, Pollyanne Bicalho
author_facet Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Lousada, Eliane Gouvêa
author_role author
author2 Lousada, Eliane Gouvêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Lousada, Eliane Gouvêa
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa.
topic Profissão Docente. Representações Sociais. Prática Formativa.
description O trabalho objetiva identificar representações sociais sobre o trabalho do professor sob a ótica do estagiário. A pesquisa se baseia nos fundamentos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1989; JODELET, 1989), Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2004), Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2010, CLOT & FAÏTA, 2000), e Ergonomia da Atividade (SAUJAT, 2004). Como corpus, recorremos a excertos de quatro encontros com estagiários, produzidos de duas formas: a) exposições de desenhos feitos por eles sobre a profissão docente; b) reações e discussões dos estagiários após a leitura de relatórios de estágio escritos por estudantes do ano anterior, cujas discussões foram fomentadas pela leitura de relatórios de estágio. Os resultados sinalizam, a partir das vozes mobilizadas, representações positivas sobre a profissão docente, apesar de modalizações que as relativizam, tendo em vista as adversidades expostas sobre o métier. Nas interações, atualizam-se representações sobre a profissão docente que importam para a reflexão e reformulação da prática formativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257
10.22168/2237-6321-31257
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-31257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257/558
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62
Entrepalavras; v. 8, n. 3 (8): Panorama do Estágio docente na formação do professor de línguas; 40-62
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329730617835520