Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar um fenômeno fonético-fonológico variável, sendo ele o apagamento ou manutenção do /R/. Procuramos investigar a influência da fala na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II da cidade de Uberaba/MG. Em outras palavras, verificaremos se o fenômeno, tão marcado na oralidade, será também marcado na escrita dos alunos, evidenciando, portanto, o funcionamento da modalidade oral no texto escrito. Para isso, foram analisadas 70 redações produzidas por alunos do 6º ano de duas diferentes escolas públicas de Uberaba/MG. De posse do material, os textos foram lidos e, posteriormente, selecionadas as ocorrências. Dois fatores linguísticos foram levados em consideração para análise: (a) Manutenção ou apagamento do /R/ em verbos e (b) Dimensão das palavras: monossilábicos, dissilábicos, trissilábicos e polissilábicos. Foram encontrados 420 vocábulos, a manutenção do /R/ apresentou uma frequência bem menor, 122 ocorrências (29,05%), enquanto 298 (70.95%) sofreram apagamento do segmento consonântico em posição de coda silábica. O conhecimento sobre a variação linguística na fala é muito importante para o processo de letramento. Nesse sentido, justifica-se a importância do trabalho com corpus escrito, posto que os trabalhos anteriores que analisaram o presente fenômeno são apenas em corpus de língua falada, justificando a inovação da presente pesquisa. Com isso, conclui-se que a interferência da fala para a escrita fica clara nesse trabalho, uma vez que o fenômeno analisado é frequente na fala, e os alunos, desconhecendo a interrelação entre a fala e a escrita, acabam transpondo para seus textos os hábitos comuns da fala. |
id |
UFC-9_546739de43eb4daeb8ee799c5576a767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/720 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MGSociolinguística; Fonologia; OralidadeOralidade; Escrita; SociolinguísticaO presente trabalho tem como objetivo analisar um fenômeno fonético-fonológico variável, sendo ele o apagamento ou manutenção do /R/. Procuramos investigar a influência da fala na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II da cidade de Uberaba/MG. Em outras palavras, verificaremos se o fenômeno, tão marcado na oralidade, será também marcado na escrita dos alunos, evidenciando, portanto, o funcionamento da modalidade oral no texto escrito. Para isso, foram analisadas 70 redações produzidas por alunos do 6º ano de duas diferentes escolas públicas de Uberaba/MG. De posse do material, os textos foram lidos e, posteriormente, selecionadas as ocorrências. Dois fatores linguísticos foram levados em consideração para análise: (a) Manutenção ou apagamento do /R/ em verbos e (b) Dimensão das palavras: monossilábicos, dissilábicos, trissilábicos e polissilábicos. Foram encontrados 420 vocábulos, a manutenção do /R/ apresentou uma frequência bem menor, 122 ocorrências (29,05%), enquanto 298 (70.95%) sofreram apagamento do segmento consonântico em posição de coda silábica. O conhecimento sobre a variação linguística na fala é muito importante para o processo de letramento. Nesse sentido, justifica-se a importância do trabalho com corpus escrito, posto que os trabalhos anteriores que analisaram o presente fenômeno são apenas em corpus de língua falada, justificando a inovação da presente pesquisa. Com isso, conclui-se que a interferência da fala para a escrita fica clara nesse trabalho, uma vez que o fenômeno analisado é frequente na fala, e os alunos, desconhecendo a interrelação entre a fala e a escrita, acabam transpondo para seus textos os hábitos comuns da fala.Universidade Federal do CearáGarcia, MarcusOranges, Caio Santilli2017-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Linguísticaapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-1812237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720/379Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-30T21:17:35Zoai:ojs.localhost:article/720Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2019-04-30T21:17:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
title |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
spellingShingle |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG Garcia, Marcus Sociolinguística; Fonologia; Oralidade Oralidade; Escrita; Sociolinguística |
title_short |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
title_full |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
title_fullStr |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
title_full_unstemmed |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
title_sort |
Fala [ø] e escreve [ø]: variação do rótico em posição de coda na escrita escolar de Uberaba/MG |
author |
Garcia, Marcus |
author_facet |
Garcia, Marcus Oranges, Caio Santilli |
author_role |
author |
author2 |
Oranges, Caio Santilli |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Marcus Oranges, Caio Santilli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística; Fonologia; Oralidade Oralidade; Escrita; Sociolinguística |
topic |
Sociolinguística; Fonologia; Oralidade Oralidade; Escrita; Sociolinguística |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar um fenômeno fonético-fonológico variável, sendo ele o apagamento ou manutenção do /R/. Procuramos investigar a influência da fala na escrita dos alunos do Ensino Fundamental II da cidade de Uberaba/MG. Em outras palavras, verificaremos se o fenômeno, tão marcado na oralidade, será também marcado na escrita dos alunos, evidenciando, portanto, o funcionamento da modalidade oral no texto escrito. Para isso, foram analisadas 70 redações produzidas por alunos do 6º ano de duas diferentes escolas públicas de Uberaba/MG. De posse do material, os textos foram lidos e, posteriormente, selecionadas as ocorrências. Dois fatores linguísticos foram levados em consideração para análise: (a) Manutenção ou apagamento do /R/ em verbos e (b) Dimensão das palavras: monossilábicos, dissilábicos, trissilábicos e polissilábicos. Foram encontrados 420 vocábulos, a manutenção do /R/ apresentou uma frequência bem menor, 122 ocorrências (29,05%), enquanto 298 (70.95%) sofreram apagamento do segmento consonântico em posição de coda silábica. O conhecimento sobre a variação linguística na fala é muito importante para o processo de letramento. Nesse sentido, justifica-se a importância do trabalho com corpus escrito, posto que os trabalhos anteriores que analisaram o presente fenômeno são apenas em corpus de língua falada, justificando a inovação da presente pesquisa. Com isso, conclui-se que a interferência da fala para a escrita fica clara nesse trabalho, uma vez que o fenômeno analisado é frequente na fala, e os alunos, desconhecendo a interrelação entre a fala e a escrita, acabam transpondo para seus textos os hábitos comuns da fala. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Linguística |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/720/379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Entrepalavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181 Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181 Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181 Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181 Entrepalavras; v. 7, n. 4 esp (7): Estudos em Teoria e Análise Linguística; 165-181 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329729041825792 |