O gênero textual carta argumentativa de reclamação: uma proposta de sequência didática para a EJA
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Publication Date: | 2023 |
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Summary: | Nas sociedades letradas, o domínio da leitura e da escrita é condição fundamental para uma participação social ativa. Desse modo, a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino/aprendizagem de tais habilidades, tem função fundamental na formação dos estudantes, para que possam exercer ativamente seu papel de protagonistas sociais. Nesse contexto, este artigo, resultante de pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe, tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino do gênero textual carta argumentativa de reclamação na Educação de Jovens e Adultos. É uma pesquisa aplicada, com foco no método da pesquisa-ação, uma vez que propôs uma intervenção em sala de aula por meio de atividades de leitura, compreensão e produção escrita, a partir do gênero carta argumentativa de reclamação, descritas em uma sequência didática embasada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), seguindo a adaptação proposta por Swiderski e Costa-Hübes (2009). O aporte teórico está embasado nos estudos sobre Letramentos, Letramento Crítico, Leitura e Escrita como práticas sociais e Gêneros Textuais/ Discursivos. A relevância deste estudo está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA. Embora a sequência didática não tenha sido aplicada, devido à pandemia de COVID-19, o estudo realizado ainda pode ter um impacto positivo no ensino/aprendizagem de língua portuguesa, servindo como modelo ou referência valiosa para professores em outros contextos educacionais. |
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O gênero textual carta argumentativa de reclamação: uma proposta de sequência didática para a EJALetramento Crítico. Escrita Autoral. Carta argumentativa de reclamaçãoNas sociedades letradas, o domínio da leitura e da escrita é condição fundamental para uma participação social ativa. Desse modo, a escola, enquanto instituição responsável pelo ensino/aprendizagem de tais habilidades, tem função fundamental na formação dos estudantes, para que possam exercer ativamente seu papel de protagonistas sociais. Nesse contexto, este artigo, resultante de pesquisa de mestrado realizada no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Sergipe, tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática para o ensino do gênero textual carta argumentativa de reclamação na Educação de Jovens e Adultos. É uma pesquisa aplicada, com foco no método da pesquisa-ação, uma vez que propôs uma intervenção em sala de aula por meio de atividades de leitura, compreensão e produção escrita, a partir do gênero carta argumentativa de reclamação, descritas em uma sequência didática embasada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), seguindo a adaptação proposta por Swiderski e Costa-Hübes (2009). O aporte teórico está embasado nos estudos sobre Letramentos, Letramento Crítico, Leitura e Escrita como práticas sociais e Gêneros Textuais/ Discursivos. A relevância deste estudo está em contribuir com o avanço das pesquisas vinculadas às competências em escrita, especialmente na EJA. Embora a sequência didática não tenha sido aplicada, devido à pandemia de COVID-19, o estudo realizado ainda pode ter um impacto positivo no ensino/aprendizagem de língua portuguesa, servindo como modelo ou referência valiosa para professores em outros contextos educacionais. Universidade Federal do CearáCosta, Renata Ferreirade Jesus Invenção, Arlene Ercília2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/266910.22168/2237-6321-22669Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 130-150Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 130-150Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 130-150Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 130-150Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 130-1502237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2669/1032Direitos autorais 2023 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T05:32:55Zoai:ojs.localhost:article/2669Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-25T05:32:55Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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