A coesão em histórias em quadrinho: uma análise dos gibis Turma da Mônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
DOI: | 10.22168/2237-6321.2.2.1 |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/103 |
Resumo: | Os estudos da coesão empreendidos pela Linguística Textual vêm, no seu transcurso, dando conta das especificidades de diferentes gêneros textuais em seu repertório teórico, ampliando as possibilidades de análise de diferentes textos. Nosso objetivo, a partir das Histórias em Quadrinhos, especialmente as da Turma da Mônica, é realizar uma análise dos processos coesivos, considerando a especificidade dos gibis, entre elas o recurso imagético, o conhecimento de mundo, a aproximação da fala coloquial, para a construção da tessitura de um texto coesivo e coerente, entre as quais destacamos: a retomada anafórica tanto pronominal quanto lexical, os aspectos endofóricos e exofóricos, o conhecimento de mundo e, claro, não menos importante, o leitor e os sentidos por ele atribuídos. |
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A coesão em histórias em quadrinho: uma análise dos gibis Turma da MônicaTexto; Discurso.História em quadrinhos; coesão; referenciação.Os estudos da coesão empreendidos pela Linguística Textual vêm, no seu transcurso, dando conta das especificidades de diferentes gêneros textuais em seu repertório teórico, ampliando as possibilidades de análise de diferentes textos. Nosso objetivo, a partir das Histórias em Quadrinhos, especialmente as da Turma da Mônica, é realizar uma análise dos processos coesivos, considerando a especificidade dos gibis, entre elas o recurso imagético, o conhecimento de mundo, a aproximação da fala coloquial, para a construção da tessitura de um texto coesivo e coerente, entre as quais destacamos: a retomada anafórica tanto pronominal quanto lexical, os aspectos endofóricos e exofóricos, o conhecimento de mundo e, claro, não menos importante, o leitor e os sentidos por ele atribuídos.Universidade Federal do CearáVINHAIS, Eminéa Aparecida2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/10310.22168/2237-6321.2.2.1 esp..145-166Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 145-166Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 145-166Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 145-166Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 145-166Entrepalavras; v. 2, n. 1 esp. (2): Práticas Discursivas; 145-1662237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/103/140info:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-20T11:54:22Zoai:ojs.localhost:article/103Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2012-07-20T11:54:22Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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