A coesão em histórias em quadrinho: uma análise dos gibis Turma da Mônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VINHAIS, Eminéa Aparecida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
DOI: 10.22168/2237-6321.2.2.1
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/103
Resumo: Os estudos da coesão empreendidos pela Linguística Textual vêm, no seu transcurso, dando conta das especificidades de diferentes gêneros textuais em seu repertório teórico, ampliando as possibilidades de análise de diferentes textos. Nosso objetivo, a partir das Histórias em Quadrinhos, especialmente as da Turma da Mônica, é realizar uma análise dos processos coesivos, considerando a especificidade dos gibis, entre elas o recurso imagético, o conhecimento de mundo, a aproximação da fala coloquial, para a construção da tessitura de um texto coesivo e coerente, entre as quais destacamos: a retomada anafórica tanto pronominal quanto lexical, os aspectos endofóricos e exofóricos, o conhecimento de mundo e, claro, não menos importante, o leitor e os sentidos por ele atribuídos.
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