Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cobucci, Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dolz, Joaquim, Aparecido da Silva, Kleber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645
Resumo: Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro.
id UFC-9_ca813a02b85d12846c7e8368cd4bb244
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2645
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim DolzEducação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro.Universidade Federal do CearáCobucci, PaulaDolz, JoaquimAparecido da Silva, Kleber2023-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/264510.22168/2237-6321-22645Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-1662237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645/1035Direitos autorais 2023 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T05:32:55Zoai:ojs.localhost:article/2645Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-25T05:32:55Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
title Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
spellingShingle Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
Cobucci, Paula
Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.
title_short Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
title_full Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
title_fullStr Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
title_full_unstemmed Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
title_sort Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
author Cobucci, Paula
author_facet Cobucci, Paula
Dolz, Joaquim
Aparecido da Silva, Kleber
author_role author
author2 Dolz, Joaquim
Aparecido da Silva, Kleber
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cobucci, Paula
Dolz, Joaquim
Aparecido da Silva, Kleber
dc.subject.por.fl_str_mv Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.
topic Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.
description Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645
10.22168/2237-6321-22645
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-22645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645/1035
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1821142057977118720