Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645 |
Resumo: | Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro. |
id |
UFC-9_ca813a02b85d12846c7e8368cd4bb244 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2645 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim DolzEducação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa.Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro.Universidade Federal do CearáCobucci, PaulaDolz, JoaquimAparecido da Silva, Kleber2023-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/264510.22168/2237-6321-22645Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-1662237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645/1035Direitos autorais 2023 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-25T05:32:55Zoai:ojs.localhost:article/2645Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-25T05:32:55Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
title |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
spellingShingle |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz Cobucci, Paula Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa. |
title_short |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
title_full |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
title_fullStr |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
title_full_unstemmed |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
title_sort |
Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas: entrevista com Joaquim Dolz |
author |
Cobucci, Paula |
author_facet |
Cobucci, Paula Dolz, Joaquim Aparecido da Silva, Kleber |
author_role |
author |
author2 |
Dolz, Joaquim Aparecido da Silva, Kleber |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cobucci, Paula Dolz, Joaquim Aparecido da Silva, Kleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa. |
topic |
Educação linguística crítica. Gêneros textuais/discursivos. Ensino de Língua Portuguesa. |
description |
Esta entrevista tem por objetivo central apresentar reflexões desde as análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas, focalizando, entre outros, temas como a importância do trabalho em sala de aula com gêneros textuais/discursivos para a formação de cidadãos capazes de agir socialmente, demandando seus direitos, expondo seus pensamentos e desejos. O texto nos convida a uma “crítica de dentro para fora”, por meio da seguinte provocação e/ou indagação: “Como empoderar o professor de Língua Portuguesa para ensinar de forma produtiva gêneros textuais e (trans)formar cidadãos brasileiros por meio de uma educação linguística crítica?”. A partir de uma entrevista feita via plataforma Zoom e de trocas de e-mails com o pioneiro e estudioso da área da Didáticas das Línguas, Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra, visam-se suscitar reflexões críticas sobre planejamentos e experiências docentes em sala de aula, (re)apresentar realidades do ensino de gêneros textuais/discursivos em Língua Portuguesa e desvendar possibilidades metodológicas e teóricas profícuas para a rupturas de concepções cristalizadas no sistema de ensino público brasileiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645 10.22168/2237-6321-22645 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-22645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2645/1035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166 Entrepalavras; v. 13, n. 2 (13): Das análises de gêneros textuais/discursivos às propostas didáticas; 151-166 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1821142057977118720 |