Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, Leandro Vidal
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/911
Resumo: Neste trabalho, embasados em fundamentos da Semiótica Discursiva e em elocuções sobre Tempo e Aspecto verbais, analisamos como as nuances semânticas destas categorias participam da construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti. Pela moral implícita, percebemos que o texto em análise pondera sobre o que seja a felicidade e a vida. Elemento recorrente e ativador de sentidos, o tempo, com todas as suas variadas nuances, é tratado de modo muito especial. Usando as formas de passato remoto, o narrador insere, cronologicamente, na sua narrativa as situações vividas por um sujeito, com o objetivo de sequenciá-las e apresentá-las como fatos acontecidos e verdadeiros, sem se importar com a duração de cada um. Usando as formas do imperfetto e do presente, o narrador se apropria do recurso mais expressivo para o seu escopo: criar os efeitos de eternidade. De fato, o Aspecto imperfectivo, atualizado pelas formas destes Tempos verbais, apresenta no texto o escoar dos eventos através do tempo cronológico; as situações, desse modo, são capturadas em pleno acontecer e, por isso, não têm um limite estabelecido, porque ainda vindouro. Identificamos, ainda, uma cuidadosa seleção de vocábulos que investem no texto uma apurada tessitura metafórica, cujas possibilidades de interpretação são variadíssimas, mas que não devem, a nosso parecer, negligenciar os papéis que os valores semânticos do Tempo e do Aspecto verbais exercem.
id UFC-9_ccf6c051dae70e25720f4b1fcea6fbf2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/911
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros RamazzottiTeoria e Análise Linguística; Semiótica Discursiva;DiscursoTempo e aspecto verbais. Semiótica discursiva. Construção de sentidos.Neste trabalho, embasados em fundamentos da Semiótica Discursiva e em elocuções sobre Tempo e Aspecto verbais, analisamos como as nuances semânticas destas categorias participam da construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti. Pela moral implícita, percebemos que o texto em análise pondera sobre o que seja a felicidade e a vida. Elemento recorrente e ativador de sentidos, o tempo, com todas as suas variadas nuances, é tratado de modo muito especial. Usando as formas de passato remoto, o narrador insere, cronologicamente, na sua narrativa as situações vividas por um sujeito, com o objetivo de sequenciá-las e apresentá-las como fatos acontecidos e verdadeiros, sem se importar com a duração de cada um. Usando as formas do imperfetto e do presente, o narrador se apropria do recurso mais expressivo para o seu escopo: criar os efeitos de eternidade. De fato, o Aspecto imperfectivo, atualizado pelas formas destes Tempos verbais, apresenta no texto o escoar dos eventos através do tempo cronológico; as situações, desse modo, são capturadas em pleno acontecer e, por isso, não têm um limite estabelecido, porque ainda vindouro. Identificamos, ainda, uma cuidadosa seleção de vocábulos que investem no texto uma apurada tessitura metafórica, cujas possibilidades de interpretação são variadíssimas, mas que não devem, a nosso parecer, negligenciar os papéis que os valores semânticos do Tempo e do Aspecto verbais exercem.Universidade Federal do CearáCARNEIRO, Leandro Vidal2017-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise linguística.application/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/91110.22168/2237-6321.7.7.1.264-280Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-2802237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/911/417Direitos autorais 2017 Entrepalavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-09T18:01:35Zoai:ojs.localhost:article/911Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2017-10-09T18:01:35Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
title Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
spellingShingle Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
CARNEIRO, Leandro Vidal
Teoria e Análise Linguística; Semiótica Discursiva;Discurso
Tempo e aspecto verbais. Semiótica discursiva. Construção de sentidos.
title_short Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
title_full Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
title_fullStr Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
title_full_unstemmed Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
title_sort Tempo e aspecto verbais e a construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti
author CARNEIRO, Leandro Vidal
author_facet CARNEIRO, Leandro Vidal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO, Leandro Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria e Análise Linguística; Semiótica Discursiva;Discurso
Tempo e aspecto verbais. Semiótica discursiva. Construção de sentidos.
topic Teoria e Análise Linguística; Semiótica Discursiva;Discurso
Tempo e aspecto verbais. Semiótica discursiva. Construção de sentidos.
description Neste trabalho, embasados em fundamentos da Semiótica Discursiva e em elocuções sobre Tempo e Aspecto verbais, analisamos como as nuances semânticas destas categorias participam da construção dos sentidos do texto Favola, de Eros Ramazzotti. Pela moral implícita, percebemos que o texto em análise pondera sobre o que seja a felicidade e a vida. Elemento recorrente e ativador de sentidos, o tempo, com todas as suas variadas nuances, é tratado de modo muito especial. Usando as formas de passato remoto, o narrador insere, cronologicamente, na sua narrativa as situações vividas por um sujeito, com o objetivo de sequenciá-las e apresentá-las como fatos acontecidos e verdadeiros, sem se importar com a duração de cada um. Usando as formas do imperfetto e do presente, o narrador se apropria do recurso mais expressivo para o seu escopo: criar os efeitos de eternidade. De fato, o Aspecto imperfectivo, atualizado pelas formas destes Tempos verbais, apresenta no texto o escoar dos eventos através do tempo cronológico; as situações, desse modo, são capturadas em pleno acontecer e, por isso, não têm um limite estabelecido, porque ainda vindouro. Identificamos, ainda, uma cuidadosa seleção de vocábulos que investem no texto uma apurada tessitura metafórica, cujas possibilidades de interpretação são variadíssimas, mas que não devem, a nosso parecer, negligenciar os papéis que os valores semânticos do Tempo e do Aspecto verbais exercem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise linguística.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/911
10.22168/2237-6321.7.7.1.264-280
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/911
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321.7.7.1.264-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/911/417
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Entrepalavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280
Entrepalavras; v. 7, n. 1 (7); 264-280
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329727818137600