Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Marcela Aianne
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Braga, Nayara Nicoly, Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entrepalavras
Texto Completo: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698
Resumo: Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores.
id UFC-9_d6f1559fadd82965d34380be1632b2e8
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2698
network_acronym_str UFC-9
network_name_str Entrepalavras
repository_id_str
spelling Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções popCanções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores.Universidade Federal do CearáRebouças, Marcela AianneBraga, Nayara NicolyTavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/269810.22168/2237-6321-32698Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-1582237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698/1067Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T22:14:08Zoai:ojs.localhost:article/2698Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T22:14:08Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
title Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
spellingShingle Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
Rebouças, Marcela Aianne
Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.
title_short Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
title_full Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
title_fullStr Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
title_full_unstemmed Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
title_sort Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
author Rebouças, Marcela Aianne
author_facet Rebouças, Marcela Aianne
Braga, Nayara Nicoly
Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha
author_role author
author2 Braga, Nayara Nicoly
Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Marcela Aianne
Braga, Nayara Nicoly
Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.
topic Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.
description Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698
10.22168/2237-6321-32698
url http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698
identifier_str_mv 10.22168/2237-6321-32698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Entrepalavras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158
2237-6321
reponame:Entrepalavras
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Entrepalavras
collection Entrepalavras
repository.name.fl_str_mv Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br
_version_ 1798329726082744320