Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entrepalavras |
Texto Completo: | http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698 |
Resumo: | Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores. |
id |
UFC-9_d6f1559fadd82965d34380be1632b2e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2698 |
network_acronym_str |
UFC-9 |
network_name_str |
Entrepalavras |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções popCanções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência.Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores.Universidade Federal do CearáRebouças, Marcela AianneBraga, Nayara NicolyTavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha2024-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/269810.22168/2237-6321-32698Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-1582237-6321reponame:Entrepalavrasinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698/1067Direitos autorais 2024 Entrepalavrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.esinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-28T22:14:08Zoai:ojs.localhost:article/2698Revistahttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/indexPUBhttp://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/oaiwebmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br2237-63212237-6321opendoar:2024-04-28T22:14:08Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
title |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
spellingShingle |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop Rebouças, Marcela Aianne Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência. |
title_short |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
title_full |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
title_fullStr |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
title_full_unstemmed |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
title_sort |
Representações femininas na mídia: entre rupturas e continuidades em canções pop |
author |
Rebouças, Marcela Aianne |
author_facet |
Rebouças, Marcela Aianne Braga, Nayara Nicoly Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Braga, Nayara Nicoly Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebouças, Marcela Aianne Braga, Nayara Nicoly Tavares, Lúcia Helena Medeiros da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência. |
topic |
Canções; Subjetivação feminina; Contemporaneidade; Resistência. |
description |
Partindo da premissa de que as mulheres, com o avanço das pautas femininas e a conquista de direitos sociais e políticos, adentraram a esfera pública, criando e falando sobre si mesmas nos mais variados suportes, este artigo ambiciona investigar as produções discursivas femininas na contemporaneidade. Com o intuito de observar a mulher descrevendo a si própria, objetivamos analisar os modos de subjetivação dos sujeitos femininos no discurso midiático por meio de canções do gênero pop internacional. Para tanto, nosso corpus é constituído por duas canções: Ain’t Your Mama, de Jennifer Lopez e positions, de Ariana Grande, que são analisadas à luz dos Estudos Discursivos Foucaultianos e dos estudos feministas, pautados por autoras como bell hooks (2019; 2020), Michelle Perrot (2020), dentre outras, por meio do método arqueogenealógico. Os resultados indicam a predominância de duas representações femininas que circulam na atualidade: uma, alinhada à resistência dos sujeitos femininos aos padrões e, outra, em conformidade aos moldes patriarcais, moralistas e conservadores. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698 10.22168/2237-6321-32698 |
url |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698 |
identifier_str_mv |
10.22168/2237-6321-32698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2698/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Entrepalavras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/deed.es |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158 Entrepalavras; v. 13, n. 3 (13): Análise discursivo-textual de canções; 138-158 2237-6321 reponame:Entrepalavras instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Entrepalavras |
collection |
Entrepalavras |
repository.name.fl_str_mv |
Entrepalavras - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
webmaster@entrepalavras.ufc.br||editor@entrepalavras.ufc.br |
_version_ |
1798329726082744320 |