Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego,Juliana de L.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Oliveira,Edglerdânia L. L. de, Chaves,Arilene F., Araújo,Ana Paula B., Bezerra,Francisco Marcus L., Santos,André B. dos, Mota,Suetônio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000500155
Resumo: Resumo Com este trabalho, objetivou-se acompanhar o desenvolvimento da cultura da melancia, variedade Crimson Sweet, irrigada com esgoto doméstico tratado, comparando-se com um controle irrigado com água de poço. Adicionalmente, avaliaram-se os aspectos sanitários de reúso de água em irrigação, através da verificação da presença de microrganismos patogênicos nos frutos, e da caracterização físico-química das águas de irrigação. Compararam-se, também, as produtividades obtidas pelos métodos de irrigação por gotejamento e sulco. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições e quatro tratamentos: T1: água do poço mais adubação recomendada; T2: efluente mais adubação recomendada; T3: efluente e T4: efluente mais a metade da adubação recomendada. Na irrigação por sulco, a maior produtividade da melancia ocorreu no tratamento T4, enquanto nas demais variáveis não ocorreu diferença significativa entre os tratamentos. Para a melancia irrigada por gotejamento, não se constatou diferença significativa entre os tratamentos de todas as variáveis analisadas. Os resultados semelhantes, obtidos pela irrigação com efluente e a água do poço, demonstram o potencial e a viabilidade técnica e econômica do reúso de esgotos na irrigação da melancia; desta maneira, o cultivo de hortaliças e frutas de ramas rastejantes pode ser irrigado com efluentes, desde que bem monitorados.
id UFCG-1_083c0ab765bb701b24a8d1a4767f6e6a
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662005000500155
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melanciaCitrillus lanatusprodutividadeefluentesmanejo da irrigaçãoadubaçãoResumo Com este trabalho, objetivou-se acompanhar o desenvolvimento da cultura da melancia, variedade Crimson Sweet, irrigada com esgoto doméstico tratado, comparando-se com um controle irrigado com água de poço. Adicionalmente, avaliaram-se os aspectos sanitários de reúso de água em irrigação, através da verificação da presença de microrganismos patogênicos nos frutos, e da caracterização físico-química das águas de irrigação. Compararam-se, também, as produtividades obtidas pelos métodos de irrigação por gotejamento e sulco. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições e quatro tratamentos: T1: água do poço mais adubação recomendada; T2: efluente mais adubação recomendada; T3: efluente e T4: efluente mais a metade da adubação recomendada. Na irrigação por sulco, a maior produtividade da melancia ocorreu no tratamento T4, enquanto nas demais variáveis não ocorreu diferença significativa entre os tratamentos. Para a melancia irrigada por gotejamento, não se constatou diferença significativa entre os tratamentos de todas as variáveis analisadas. Os resultados semelhantes, obtidos pela irrigação com efluente e a água do poço, demonstram o potencial e a viabilidade técnica e econômica do reúso de esgotos na irrigação da melancia; desta maneira, o cultivo de hortaliças e frutas de ramas rastejantes pode ser irrigado com efluentes, desde que bem monitorados.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2005-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000500155Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 suppl.1 2005reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp155-159info:eu-repo/semantics/openAccessRego,Juliana de L.Oliveira,Edglerdânia L. L. deChaves,Arilene F.Araújo,Ana Paula B.Bezerra,Francisco Marcus L.Santos,André B. dosMota,Suetôniopor2021-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662005000500155Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2021-11-24T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
title Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
spellingShingle Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
Rego,Juliana de L.
Citrillus lanatus
produtividade
efluentes
manejo da irrigação
adubação
title_short Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
title_full Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
title_fullStr Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
title_full_unstemmed Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
title_sort Uso de esgoto doméstico tratado na irrigação da cultura da melancia
author Rego,Juliana de L.
author_facet Rego,Juliana de L.
Oliveira,Edglerdânia L. L. de
Chaves,Arilene F.
Araújo,Ana Paula B.
Bezerra,Francisco Marcus L.
Santos,André B. dos
Mota,Suetônio
author_role author
author2 Oliveira,Edglerdânia L. L. de
Chaves,Arilene F.
Araújo,Ana Paula B.
Bezerra,Francisco Marcus L.
Santos,André B. dos
Mota,Suetônio
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego,Juliana de L.
Oliveira,Edglerdânia L. L. de
Chaves,Arilene F.
Araújo,Ana Paula B.
Bezerra,Francisco Marcus L.
Santos,André B. dos
Mota,Suetônio
dc.subject.por.fl_str_mv Citrillus lanatus
produtividade
efluentes
manejo da irrigação
adubação
topic Citrillus lanatus
produtividade
efluentes
manejo da irrigação
adubação
description Resumo Com este trabalho, objetivou-se acompanhar o desenvolvimento da cultura da melancia, variedade Crimson Sweet, irrigada com esgoto doméstico tratado, comparando-se com um controle irrigado com água de poço. Adicionalmente, avaliaram-se os aspectos sanitários de reúso de água em irrigação, através da verificação da presença de microrganismos patogênicos nos frutos, e da caracterização físico-química das águas de irrigação. Compararam-se, também, as produtividades obtidas pelos métodos de irrigação por gotejamento e sulco. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições e quatro tratamentos: T1: água do poço mais adubação recomendada; T2: efluente mais adubação recomendada; T3: efluente e T4: efluente mais a metade da adubação recomendada. Na irrigação por sulco, a maior produtividade da melancia ocorreu no tratamento T4, enquanto nas demais variáveis não ocorreu diferença significativa entre os tratamentos. Para a melancia irrigada por gotejamento, não se constatou diferença significativa entre os tratamentos de todas as variáveis analisadas. Os resultados semelhantes, obtidos pela irrigação com efluente e a água do poço, demonstram o potencial e a viabilidade técnica e econômica do reúso de esgotos na irrigação da melancia; desta maneira, o cultivo de hortaliças e frutas de ramas rastejantes pode ser irrigado com efluentes, desde que bem monitorados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000500155
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000500155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-1929/agriambi.v9nsupp155-159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 suppl.1 2005
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297677067714560