ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,José Wallace Barbosa do
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Calil Júnior,Carlito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43661997000100063
Resumo: RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para projeto e dimensionamento de silos prismáticos metálicos para uso industrial, mais especificamente para fábricas de ração e, também, para contribuir com o desenvolvimento da futura norma brasileira específica para projeto de ações e fluxo em silos. Para esta finalidade foram estudados os painéis de construção de silos prismáticos para fábrica de ração, com conformação ziguezague na horizontal e inclinação de 20° com o plano vertical, para aumentar a inércia das paredes. Foram realizados ensaios para se determinar a rigidez e a resistência dos painéis conformados em ziguezague, em escala natural, que formaram as paredes dos silos prismáticos para a construção modular. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos com as teorias simplificadas propostas para o cálculo estrutural de silos e com o software estrutural LUSAS, que utiliza o método dos elementos finitos. A comparação dos resultados teóricos com os obtidos experimentalmente mostra que a teoria de Troitsky (1988) apresenta boa correlação com os valores experimentais sendo, portanto, adequada ao dimensionamento dos painéis.
id UFCG-1_0b489f4f3cca63b259133e9369e39e8b
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43661997000100063
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOSsilosmetálicopainelraçãoRESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para projeto e dimensionamento de silos prismáticos metálicos para uso industrial, mais especificamente para fábricas de ração e, também, para contribuir com o desenvolvimento da futura norma brasileira específica para projeto de ações e fluxo em silos. Para esta finalidade foram estudados os painéis de construção de silos prismáticos para fábrica de ração, com conformação ziguezague na horizontal e inclinação de 20° com o plano vertical, para aumentar a inércia das paredes. Foram realizados ensaios para se determinar a rigidez e a resistência dos painéis conformados em ziguezague, em escala natural, que formaram as paredes dos silos prismáticos para a construção modular. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos com as teorias simplificadas propostas para o cálculo estrutural de silos e com o software estrutural LUSAS, que utiliza o método dos elementos finitos. A comparação dos resultados teóricos com os obtidos experimentalmente mostra que a teoria de Troitsky (1988) apresenta boa correlação com os valores experimentais sendo, portanto, adequada ao dimensionamento dos painéis.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG1997-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43661997000100063Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.1 n.1 1997reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p63-69info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,José Wallace Barbosa doCalil Júnior,Carlitopor2016-08-11T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43661997000100063Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2016-08-11T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
title ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
spellingShingle ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
Nascimento,José Wallace Barbosa do
silos
metálico
painel
ração
title_short ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
title_full ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
title_fullStr ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
title_full_unstemmed ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
title_sort ANÁLISE ESTRUTURAL DE PAINÉIS METÁLICOS PARA SILOS PRISMÁTICOS
author Nascimento,José Wallace Barbosa do
author_facet Nascimento,José Wallace Barbosa do
Calil Júnior,Carlito
author_role author
author2 Calil Júnior,Carlito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,José Wallace Barbosa do
Calil Júnior,Carlito
dc.subject.por.fl_str_mv silos
metálico
painel
ração
topic silos
metálico
painel
ração
description RESUMO Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de fornecer subsídios técnicos para projeto e dimensionamento de silos prismáticos metálicos para uso industrial, mais especificamente para fábricas de ração e, também, para contribuir com o desenvolvimento da futura norma brasileira específica para projeto de ações e fluxo em silos. Para esta finalidade foram estudados os painéis de construção de silos prismáticos para fábrica de ração, com conformação ziguezague na horizontal e inclinação de 20° com o plano vertical, para aumentar a inércia das paredes. Foram realizados ensaios para se determinar a rigidez e a resistência dos painéis conformados em ziguezague, em escala natural, que formaram as paredes dos silos prismáticos para a construção modular. Os resultados experimentais foram comparados com os obtidos com as teorias simplificadas propostas para o cálculo estrutural de silos e com o software estrutural LUSAS, que utiliza o método dos elementos finitos. A comparação dos resultados teóricos com os obtidos experimentalmente mostra que a teoria de Troitsky (1988) apresenta boa correlação com os valores experimentais sendo, portanto, adequada ao dimensionamento dos painéis.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43661997000100063
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43661997000100063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p63-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.1 n.1 1997
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297673778331648