Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim,Aiala V
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes-Filho,Enéas, Bezerra,Marios A, Prisco,José T, Lacerda,Claudivan F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011001000004
Resumo: A exploração do cajueiro sob condições de irrigação tem-se mostrado bastante promissora, especialmente no estado do Ceará, porém a resposta dessa cultura ao regime hídrico depende do genótipo. Objetivouse, com este trabalho, comparar respostas fisiológicas e bioquímicas (teores de solutos orgânicos e inorgânicos e trocas gasosas), tal como a produtividade de plantas de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.) sob dois regimes hídricos (sequeiro e irrigado). O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus CE, no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007. As plantas foram submetidas a dois tratamentos: um sem irrigação e outro com água de poço com condutividade elétrica (CEa) de 0,5 dS m-1. As respostas fisiológicas foram avaliadas mensalmente e os dados de produção foram obtidos no período de novembro a janeiro. Os teores foliares de N-aminossolúveis e prolina foram mais elevados nas plantas cultivadas em condições de sequeiro do que naquelas irrigadas, porém não houve diferença significativa entre os tratamentos para as trocas gasosas, teores de carboidratos solúveis, K+, Na+ e Cl-. Entretanto, com exceção da fotossíntese, todas as variáveis estudadas apresentaram alterações com as épocas de coleta. Apesar das alterações em algumas variáveis ao longo do experimento, a produtividade das plantas não foi afetada pelo estresse hídrico.
id UFCG-1_19095f6f619e061d9c5cb00e97047d10
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662011001000004
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigadoAnacardium occidentaleestresse hídricoprodutividadetrocas gasosasA exploração do cajueiro sob condições de irrigação tem-se mostrado bastante promissora, especialmente no estado do Ceará, porém a resposta dessa cultura ao regime hídrico depende do genótipo. Objetivouse, com este trabalho, comparar respostas fisiológicas e bioquímicas (teores de solutos orgânicos e inorgânicos e trocas gasosas), tal como a produtividade de plantas de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.) sob dois regimes hídricos (sequeiro e irrigado). O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus CE, no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007. As plantas foram submetidas a dois tratamentos: um sem irrigação e outro com água de poço com condutividade elétrica (CEa) de 0,5 dS m-1. As respostas fisiológicas foram avaliadas mensalmente e os dados de produção foram obtidos no período de novembro a janeiro. Os teores foliares de N-aminossolúveis e prolina foram mais elevados nas plantas cultivadas em condições de sequeiro do que naquelas irrigadas, porém não houve diferença significativa entre os tratamentos para as trocas gasosas, teores de carboidratos solúveis, K+, Na+ e Cl-. Entretanto, com exceção da fotossíntese, todas as variáveis estudadas apresentaram alterações com as épocas de coleta. Apesar das alterações em algumas variáveis ao longo do experimento, a produtividade das plantas não foi afetada pelo estresse hídrico.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2011-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011001000004Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.10 2011reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662011001000004info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim,Aiala VGomes-Filho,EnéasBezerra,Marios APrisco,José TLacerda,Claudivan F. depor2011-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662011001000004Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2011-11-18T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
title Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
spellingShingle Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
Amorim,Aiala V
Anacardium occidentale
estresse hídrico
produtividade
trocas gasosas
title_short Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
title_full Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
title_fullStr Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
title_full_unstemmed Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
title_sort Produção e fisiologia de plantas de cajueiro anão precoce sob condições de sequeiro e irrigado
author Amorim,Aiala V
author_facet Amorim,Aiala V
Gomes-Filho,Enéas
Bezerra,Marios A
Prisco,José T
Lacerda,Claudivan F. de
author_role author
author2 Gomes-Filho,Enéas
Bezerra,Marios A
Prisco,José T
Lacerda,Claudivan F. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim,Aiala V
Gomes-Filho,Enéas
Bezerra,Marios A
Prisco,José T
Lacerda,Claudivan F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Anacardium occidentale
estresse hídrico
produtividade
trocas gasosas
topic Anacardium occidentale
estresse hídrico
produtividade
trocas gasosas
description A exploração do cajueiro sob condições de irrigação tem-se mostrado bastante promissora, especialmente no estado do Ceará, porém a resposta dessa cultura ao regime hídrico depende do genótipo. Objetivouse, com este trabalho, comparar respostas fisiológicas e bioquímicas (teores de solutos orgânicos e inorgânicos e trocas gasosas), tal como a produtividade de plantas de cajueiro anão precoce (Anacardium occidentale L.) sob dois regimes hídricos (sequeiro e irrigado). O experimento foi conduzido no Campo Experimental da Embrapa Agroindústria Tropical, em Pacajus CE, no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007. As plantas foram submetidas a dois tratamentos: um sem irrigação e outro com água de poço com condutividade elétrica (CEa) de 0,5 dS m-1. As respostas fisiológicas foram avaliadas mensalmente e os dados de produção foram obtidos no período de novembro a janeiro. Os teores foliares de N-aminossolúveis e prolina foram mais elevados nas plantas cultivadas em condições de sequeiro do que naquelas irrigadas, porém não houve diferença significativa entre os tratamentos para as trocas gasosas, teores de carboidratos solúveis, K+, Na+ e Cl-. Entretanto, com exceção da fotossíntese, todas as variáveis estudadas apresentaram alterações com as épocas de coleta. Apesar das alterações em algumas variáveis ao longo do experimento, a produtividade das plantas não foi afetada pelo estresse hídrico.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011001000004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011001000004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662011001000004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.10 2011
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297680834199552