Determinação de parâmetros de transporte de metais pesados em Latossolo compactado
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000400028 |
Resumo: | Neste trabalho são comparados os valores de coeficiente de dispersão hidrodinâmica e de fator de retardamento do zinco, do manganês e do cádmio, em Latossolo (horizonte B) compactado, obtidos através dos métodos de análise tradicional e de massa acumulada para ensaios em coluna de lixiviação. Para facilitar a utilização do método da massa acumulada, desenvolveu-se um programa computacional, baseado em procedimento de otimização. Os valores dos parâmetros de transporte obtidos não foram influenciados pelas metodologias de determinação empregadas, mesmo quando no método da massa acumulada se usou um número reduzido de volume de poros efluentes das colunas de lixiviação. Utilizando-se o método da massa acumulada e se tendo por base um número reduzido de volume de poros efluentes, consegue-se reduzir tempo e custo em ensaios para determinação de parâmetros de transporte. |
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Determinação de parâmetros de transporte de metais pesados em Latossolo compactadocoeficiente de dispersão hidrodinâmicafator de retardamentoensaio em coluna de lixiviaçãométodo da massa acumuladaNeste trabalho são comparados os valores de coeficiente de dispersão hidrodinâmica e de fator de retardamento do zinco, do manganês e do cádmio, em Latossolo (horizonte B) compactado, obtidos através dos métodos de análise tradicional e de massa acumulada para ensaios em coluna de lixiviação. Para facilitar a utilização do método da massa acumulada, desenvolveu-se um programa computacional, baseado em procedimento de otimização. Os valores dos parâmetros de transporte obtidos não foram influenciados pelas metodologias de determinação empregadas, mesmo quando no método da massa acumulada se usou um número reduzido de volume de poros efluentes das colunas de lixiviação. Utilizando-se o método da massa acumulada e se tendo por base um número reduzido de volume de poros efluentes, consegue-se reduzir tempo e custo em ensaios para determinação de parâmetros de transporte.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000400028Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 n.4 2005reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662005000400028info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo,Izabel C. D.Nascentes,Cleidimar R.Matos,Antonio T. deAzevedo,Roberto F. depor2006-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662005000400028Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-05-09T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Neste trabalho são comparados os valores de coeficiente de dispersão hidrodinâmica e de fator de retardamento do zinco, do manganês e do cádmio, em Latossolo (horizonte B) compactado, obtidos através dos métodos de análise tradicional e de massa acumulada para ensaios em coluna de lixiviação. Para facilitar a utilização do método da massa acumulada, desenvolveu-se um programa computacional, baseado em procedimento de otimização. Os valores dos parâmetros de transporte obtidos não foram influenciados pelas metodologias de determinação empregadas, mesmo quando no método da massa acumulada se usou um número reduzido de volume de poros efluentes das colunas de lixiviação. Utilizando-se o método da massa acumulada e se tendo por base um número reduzido de volume de poros efluentes, consegue-se reduzir tempo e custo em ensaios para determinação de parâmetros de transporte. |
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