Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Leandra B. de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Accioly,Adriana M. A., Santos,Carlos L. R. dos, Flores,Rilner A., Barbosa,Flávia S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662014000200005
Resumo: Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as alterações das características químicas do solo e a resposta produtiva da alface adubada com compostos orgânicos confeccionados artesanalmente a partir de resíduos e/ou matérias-primas. Os tratamentos foram distribuídos no delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4, sendo cinco tipos e quatro doses de compostos orgânicos, com quatro repetições, aplicados em plantas crescidas em vasos por 35 dias, sob condições de casa de vegetação. No solo, as variáveis avaliadas foram: teor de matéria orgânica, teores dos nutrientes P, K+, Na+, Ca2+ e Mg2+, acidez potencial (H+ + Al3+), soma de bases (valor S), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases (V%) e pH. Avaliou-se, nas plantas, a biomassa seca da parte aérea. A adição dos compostos orgânicos aumentou a produção de matéria seca da alface e o teor de matéria orgânica no solo. A elevação de doses dos compostos orgânicos por ocasião da adubação da alface favorece o aumento não apenas dos teores de fósforo e de sódio trocável no solo, mas também dos teores de cálcio e potássio, com o uso de alguns compostos. Os compostos 3 (Resíduos orgânicos doméstico, urbano e industrial) e 4 (Composto commercial - Greenworld) melhoram sobretudo as características químicas do solo e reduzem a acidez potencial.
id UFCG-1_80e8977bf510cd705b7373323020cc4d
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662014000200005
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicosdisponibilidade de nutrientesfertilidade do solonitrogênioObjetivou-se, neste trabalho, avaliar as alterações das características químicas do solo e a resposta produtiva da alface adubada com compostos orgânicos confeccionados artesanalmente a partir de resíduos e/ou matérias-primas. Os tratamentos foram distribuídos no delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4, sendo cinco tipos e quatro doses de compostos orgânicos, com quatro repetições, aplicados em plantas crescidas em vasos por 35 dias, sob condições de casa de vegetação. No solo, as variáveis avaliadas foram: teor de matéria orgânica, teores dos nutrientes P, K+, Na+, Ca2+ e Mg2+, acidez potencial (H+ + Al3+), soma de bases (valor S), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases (V%) e pH. Avaliou-se, nas plantas, a biomassa seca da parte aérea. A adição dos compostos orgânicos aumentou a produção de matéria seca da alface e o teor de matéria orgânica no solo. A elevação de doses dos compostos orgânicos por ocasião da adubação da alface favorece o aumento não apenas dos teores de fósforo e de sódio trocável no solo, mas também dos teores de cálcio e potássio, com o uso de alguns compostos. Os compostos 3 (Resíduos orgânicos doméstico, urbano e industrial) e 4 (Composto commercial - Greenworld) melhoram sobretudo as características químicas do solo e reduzem a acidez potencial.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2014-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662014000200005Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.18 n.2 2014reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662014000200005info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Leandra B. deAccioly,Adriana M. A.Santos,Carlos L. R. dosFlores,Rilner A.Barbosa,Flávia S.por2014-02-04T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662014000200005Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2014-02-04T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
title Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
spellingShingle Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
Oliveira,Leandra B. de
disponibilidade de nutrientes
fertilidade do solo
nitrogênio
title_short Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
title_full Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
title_fullStr Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
title_full_unstemmed Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
title_sort Características químicas do solo e produção de biomassa de alface adubada com compostos orgânicos
author Oliveira,Leandra B. de
author_facet Oliveira,Leandra B. de
Accioly,Adriana M. A.
Santos,Carlos L. R. dos
Flores,Rilner A.
Barbosa,Flávia S.
author_role author
author2 Accioly,Adriana M. A.
Santos,Carlos L. R. dos
Flores,Rilner A.
Barbosa,Flávia S.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Leandra B. de
Accioly,Adriana M. A.
Santos,Carlos L. R. dos
Flores,Rilner A.
Barbosa,Flávia S.
dc.subject.por.fl_str_mv disponibilidade de nutrientes
fertilidade do solo
nitrogênio
topic disponibilidade de nutrientes
fertilidade do solo
nitrogênio
description Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as alterações das características químicas do solo e a resposta produtiva da alface adubada com compostos orgânicos confeccionados artesanalmente a partir de resíduos e/ou matérias-primas. Os tratamentos foram distribuídos no delineamento de blocos ao acaso no esquema fatorial 5 x 4, sendo cinco tipos e quatro doses de compostos orgânicos, com quatro repetições, aplicados em plantas crescidas em vasos por 35 dias, sob condições de casa de vegetação. No solo, as variáveis avaliadas foram: teor de matéria orgânica, teores dos nutrientes P, K+, Na+, Ca2+ e Mg2+, acidez potencial (H+ + Al3+), soma de bases (valor S), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases (V%) e pH. Avaliou-se, nas plantas, a biomassa seca da parte aérea. A adição dos compostos orgânicos aumentou a produção de matéria seca da alface e o teor de matéria orgânica no solo. A elevação de doses dos compostos orgânicos por ocasião da adubação da alface favorece o aumento não apenas dos teores de fósforo e de sódio trocável no solo, mas também dos teores de cálcio e potássio, com o uso de alguns compostos. Os compostos 3 (Resíduos orgânicos doméstico, urbano e industrial) e 4 (Composto commercial - Greenworld) melhoram sobretudo as características químicas do solo e reduzem a acidez potencial.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662014000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662014000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662014000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.18 n.2 2014
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297682716393472