Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Eduardo S. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Antonino,Antonio C. D., Angulo-Jaramillo,Rafael, Netto,André Maciel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662008000200004
Resumo: O conhecimento das propriedades hidráulicas do solo, tais como as curvas de retenção da água no solo teta(h) e da condutividade hidráulica K(teta), é indispensável para a modelagem do transporte de água e de poluentes em sistemas agrícolas. Várias técnicas experimentais têm sido propostas para determinar essas características do solo diretamente no campo, porém a complexidade, os custos elevados e o tempo de execução dessas medidas, são fatores que limitam bastante a obtenção dessas informações em grande escala. Apresenta-se, no presente trabalho, uma metodologia conhecida como "Beerkan", com a qual se busca minimizar esses fatores utilizando-se dados experimentais de infiltração, da distribuição granulométrica e da massa específica do solo, para então se estimar os parâmetros das curvas de teta(h) e K(teta). O método foi aplicado em dois solos com diferentes classes texturais (três de um Latossolo Amarelo e três de um Neossolo Flúvico). Determinaram-se, com vistas à caracterização hidrodinâmica, os parâmetros de forma das curvas de teta(h) de van Genuchten e de K(teta) de Brooks e Corey, dependentes majoritariamente da textura do solo e obtidos a partir da curva de distribuição dos tamanhos das partículas, além dos parâmetros de normalização dependentes, essencialmente, da estrutura do solo e obtidos a partir dos ensaios de infiltração utilizando-se o infiltrômetro de anel simples. O método Beerkan provou ser robusto e adaptado à caracterização hidrodinâmica dos dois solos.
id UFCG-1_826d24eb849ba90bff164eb15e671b12
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662008000200004
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkanparâmetros hidrodinâmicossolo não saturadoinfiltraçãoO conhecimento das propriedades hidráulicas do solo, tais como as curvas de retenção da água no solo teta(h) e da condutividade hidráulica K(teta), é indispensável para a modelagem do transporte de água e de poluentes em sistemas agrícolas. Várias técnicas experimentais têm sido propostas para determinar essas características do solo diretamente no campo, porém a complexidade, os custos elevados e o tempo de execução dessas medidas, são fatores que limitam bastante a obtenção dessas informações em grande escala. Apresenta-se, no presente trabalho, uma metodologia conhecida como "Beerkan", com a qual se busca minimizar esses fatores utilizando-se dados experimentais de infiltração, da distribuição granulométrica e da massa específica do solo, para então se estimar os parâmetros das curvas de teta(h) e K(teta). O método foi aplicado em dois solos com diferentes classes texturais (três de um Latossolo Amarelo e três de um Neossolo Flúvico). Determinaram-se, com vistas à caracterização hidrodinâmica, os parâmetros de forma das curvas de teta(h) de van Genuchten e de K(teta) de Brooks e Corey, dependentes majoritariamente da textura do solo e obtidos a partir da curva de distribuição dos tamanhos das partículas, além dos parâmetros de normalização dependentes, essencialmente, da estrutura do solo e obtidos a partir dos ensaios de infiltração utilizando-se o infiltrômetro de anel simples. O método Beerkan provou ser robusto e adaptado à caracterização hidrodinâmica dos dois solos.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662008000200004Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.12 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662008000200004info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Eduardo S. deAntonino,Antonio C. D.Angulo-Jaramillo,RafaelNetto,André Macielpor2008-02-29T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662008000200004Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2008-02-29T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
title Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
spellingShingle Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
Souza,Eduardo S. de
parâmetros hidrodinâmicos
solo não saturado
infiltração
title_short Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
title_full Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
title_fullStr Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
title_full_unstemmed Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
title_sort Caracterização hidrodinâmica de solos: aplicação do método Beerkan
author Souza,Eduardo S. de
author_facet Souza,Eduardo S. de
Antonino,Antonio C. D.
Angulo-Jaramillo,Rafael
Netto,André Maciel
author_role author
author2 Antonino,Antonio C. D.
Angulo-Jaramillo,Rafael
Netto,André Maciel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Eduardo S. de
Antonino,Antonio C. D.
Angulo-Jaramillo,Rafael
Netto,André Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv parâmetros hidrodinâmicos
solo não saturado
infiltração
topic parâmetros hidrodinâmicos
solo não saturado
infiltração
description O conhecimento das propriedades hidráulicas do solo, tais como as curvas de retenção da água no solo teta(h) e da condutividade hidráulica K(teta), é indispensável para a modelagem do transporte de água e de poluentes em sistemas agrícolas. Várias técnicas experimentais têm sido propostas para determinar essas características do solo diretamente no campo, porém a complexidade, os custos elevados e o tempo de execução dessas medidas, são fatores que limitam bastante a obtenção dessas informações em grande escala. Apresenta-se, no presente trabalho, uma metodologia conhecida como "Beerkan", com a qual se busca minimizar esses fatores utilizando-se dados experimentais de infiltração, da distribuição granulométrica e da massa específica do solo, para então se estimar os parâmetros das curvas de teta(h) e K(teta). O método foi aplicado em dois solos com diferentes classes texturais (três de um Latossolo Amarelo e três de um Neossolo Flúvico). Determinaram-se, com vistas à caracterização hidrodinâmica, os parâmetros de forma das curvas de teta(h) de van Genuchten e de K(teta) de Brooks e Corey, dependentes majoritariamente da textura do solo e obtidos a partir da curva de distribuição dos tamanhos das partículas, além dos parâmetros de normalização dependentes, essencialmente, da estrutura do solo e obtidos a partir dos ensaios de infiltração utilizando-se o infiltrômetro de anel simples. O método Beerkan provou ser robusto e adaptado à caracterização hidrodinâmica dos dois solos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662008000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662008000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662008000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.12 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297678288257024