Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz,Airton
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Steinmetz,Ricardo L. R., Bortoli,Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001100012
Resumo: A produção de suínos vem aumentando muito no Brasil e a contribuição da suinocultura industrial, que se baseia nos Sistemas de Produção de Animais Confinados (SPACs), tem sido cada vez mais representativa. Na região Oeste de Santa Catarina o crescente aumento da densidade de animais está associado a um passivo ambiental de grandes proporções, principalmente em virtude dos efluentes da produção dos suínos possuírem uma matriz com altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. São inúmeras as alternativas de processos através dos quais se pode realizar o tratamento dos dejetos de suínos: físicos, físico-químicos e biológicos; esses processos podem ser empregados de forma conjunta e sequencial. Neste trabalho se estudou um processo de separação sólido-líquido, baseado no uso de um extrato natural de taninos para a coagulação e floculação de dejeto de suínos com posterior separação gravimétrica em flotodecantador. Realizou-se a comparação da eficiência de remoção de sólidos e de nutrientes em períodos distintos, antes e após as otimizações. As modificações realizadas aumentaram a eficiência do sistema atingindo índices de 46 a 56% de redução da Demanda Química de Oxigênio (DQO), melhor compactação do lodo e diminuição no arraste de sólidos sedimentáveis do flotodencantador.
id UFCG-1_8373b60cf5b09d8efbed60cb32a03de0
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662010001100012
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Separação sólido-líquido em efluentes da suinoculturadejetos de suínosfloculaçãocoagulaçãoPAMtaninoA produção de suínos vem aumentando muito no Brasil e a contribuição da suinocultura industrial, que se baseia nos Sistemas de Produção de Animais Confinados (SPACs), tem sido cada vez mais representativa. Na região Oeste de Santa Catarina o crescente aumento da densidade de animais está associado a um passivo ambiental de grandes proporções, principalmente em virtude dos efluentes da produção dos suínos possuírem uma matriz com altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. São inúmeras as alternativas de processos através dos quais se pode realizar o tratamento dos dejetos de suínos: físicos, físico-químicos e biológicos; esses processos podem ser empregados de forma conjunta e sequencial. Neste trabalho se estudou um processo de separação sólido-líquido, baseado no uso de um extrato natural de taninos para a coagulação e floculação de dejeto de suínos com posterior separação gravimétrica em flotodecantador. Realizou-se a comparação da eficiência de remoção de sólidos e de nutrientes em períodos distintos, antes e após as otimizações. As modificações realizadas aumentaram a eficiência do sistema atingindo índices de 46 a 56% de redução da Demanda Química de Oxigênio (DQO), melhor compactação do lodo e diminuição no arraste de sólidos sedimentáveis do flotodencantador.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2010-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001100012Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.14 n.11 2010reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662010001100012info:eu-repo/semantics/openAccessKunz,AirtonSteinmetz,Ricardo L. R.Bortoli,Marcelopor2010-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662010001100012Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2010-11-22T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
title Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
spellingShingle Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
Kunz,Airton
dejetos de suínos
floculação
coagulação
PAM
tanino
title_short Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
title_full Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
title_fullStr Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
title_full_unstemmed Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
title_sort Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura
author Kunz,Airton
author_facet Kunz,Airton
Steinmetz,Ricardo L. R.
Bortoli,Marcelo
author_role author
author2 Steinmetz,Ricardo L. R.
Bortoli,Marcelo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz,Airton
Steinmetz,Ricardo L. R.
Bortoli,Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv dejetos de suínos
floculação
coagulação
PAM
tanino
topic dejetos de suínos
floculação
coagulação
PAM
tanino
description A produção de suínos vem aumentando muito no Brasil e a contribuição da suinocultura industrial, que se baseia nos Sistemas de Produção de Animais Confinados (SPACs), tem sido cada vez mais representativa. Na região Oeste de Santa Catarina o crescente aumento da densidade de animais está associado a um passivo ambiental de grandes proporções, principalmente em virtude dos efluentes da produção dos suínos possuírem uma matriz com altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. São inúmeras as alternativas de processos através dos quais se pode realizar o tratamento dos dejetos de suínos: físicos, físico-químicos e biológicos; esses processos podem ser empregados de forma conjunta e sequencial. Neste trabalho se estudou um processo de separação sólido-líquido, baseado no uso de um extrato natural de taninos para a coagulação e floculação de dejeto de suínos com posterior separação gravimétrica em flotodecantador. Realizou-se a comparação da eficiência de remoção de sólidos e de nutrientes em períodos distintos, antes e após as otimizações. As modificações realizadas aumentaram a eficiência do sistema atingindo índices de 46 a 56% de redução da Demanda Química de Oxigênio (DQO), melhor compactação do lodo e diminuição no arraste de sólidos sedimentáveis do flotodencantador.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662010001100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662010001100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.14 n.11 2010
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297680068739072