CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Vicente de P. S. de
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Zanetti,Sidney S., Pruski,Fernando F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300009
Resumo: Na área agrícola tem-se muitos dos estudos relativos à precipitação buscando avaliar os efeitos advindos da sua ocorrência no escoamento superficial; neste caso, é imprescindível o conhecimento não apenas das informações relativas à lâmina precipitada, à duração e intensidade das chuvas mas, também, ao perfil da precipitação. Objetivou-se, através do presente trabalho, mostrar o desenvolvimento de um modelo denominado CLIMABR, para a geração de séries sintéticas de precipitação, para as condições climáticas encontradas no Estado do Rio de Janeiro; para isto, utilizaram-se dados pluviométricos e pluviográficos de 11 estações da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, e da Companhia LIGHT - Serviços de Eletricidade S.A. Na série sintética gerada obtiveram-se os valores mensais da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior também chuvoso P(W/W) e da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior seco P(W/D); o número de dias chuvosos (NW) e a precipitação total diária (P) ocorrida nesses dias, além de outras informações relativas ao perfil de precipitação. A comparação dos dados gerados pelo CLIMABR com os dados observados mostrou um bom desempenho do modelo para a estimativa destas variáveis.
id UFCG-1_8fa6529bf44d192b16fb272f436511d7
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662005000300009
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitaçãoChuvas intensasmodelo hidrológicogerador climáticoNa área agrícola tem-se muitos dos estudos relativos à precipitação buscando avaliar os efeitos advindos da sua ocorrência no escoamento superficial; neste caso, é imprescindível o conhecimento não apenas das informações relativas à lâmina precipitada, à duração e intensidade das chuvas mas, também, ao perfil da precipitação. Objetivou-se, através do presente trabalho, mostrar o desenvolvimento de um modelo denominado CLIMABR, para a geração de séries sintéticas de precipitação, para as condições climáticas encontradas no Estado do Rio de Janeiro; para isto, utilizaram-se dados pluviométricos e pluviográficos de 11 estações da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, e da Companhia LIGHT - Serviços de Eletricidade S.A. Na série sintética gerada obtiveram-se os valores mensais da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior também chuvoso P(W/W) e da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior seco P(W/D); o número de dias chuvosos (NW) e a precipitação total diária (P) ocorrida nesses dias, além de outras informações relativas ao perfil de precipitação. A comparação dos dados gerados pelo CLIMABR com os dados observados mostrou um bom desempenho do modelo para a estimativa destas variáveis.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300009Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662005000300009info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Vicente de P. S. deZanetti,Sidney S.Pruski,Fernando F.por2006-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662005000300009Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-01-16T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
title CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
spellingShingle CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
Oliveira,Vicente de P. S. de
Chuvas intensas
modelo hidrológico
gerador climático
title_short CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
title_full CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
title_fullStr CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
title_full_unstemmed CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
title_sort CLIMABR parte I: modelo para a geração de séries sintéticas de precipitação
author Oliveira,Vicente de P. S. de
author_facet Oliveira,Vicente de P. S. de
Zanetti,Sidney S.
Pruski,Fernando F.
author_role author
author2 Zanetti,Sidney S.
Pruski,Fernando F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Vicente de P. S. de
Zanetti,Sidney S.
Pruski,Fernando F.
dc.subject.por.fl_str_mv Chuvas intensas
modelo hidrológico
gerador climático
topic Chuvas intensas
modelo hidrológico
gerador climático
description Na área agrícola tem-se muitos dos estudos relativos à precipitação buscando avaliar os efeitos advindos da sua ocorrência no escoamento superficial; neste caso, é imprescindível o conhecimento não apenas das informações relativas à lâmina precipitada, à duração e intensidade das chuvas mas, também, ao perfil da precipitação. Objetivou-se, através do presente trabalho, mostrar o desenvolvimento de um modelo denominado CLIMABR, para a geração de séries sintéticas de precipitação, para as condições climáticas encontradas no Estado do Rio de Janeiro; para isto, utilizaram-se dados pluviométricos e pluviográficos de 11 estações da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas - SERLA, e da Companhia LIGHT - Serviços de Eletricidade S.A. Na série sintética gerada obtiveram-se os valores mensais da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior também chuvoso P(W/W) e da probabilidade de um dia ser chuvoso tendo sido o anterior seco P(W/D); o número de dias chuvosos (NW) e a precipitação total diária (P) ocorrida nesses dias, além de outras informações relativas ao perfil de precipitação. A comparação dos dados gerados pelo CLIMABR com os dados observados mostrou um bom desempenho do modelo para a estimativa destas variáveis.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662005000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662005000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.9 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297676676595712