Consumo de combustível de um trator em função do tipo de pneu, da lastragem e da velocidade de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes,Afonso
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lanças,Kléber P., Furlani,Carlos E. A., Nagaoka,Alberto K., Castro Neto,Pedro, Grotta,Danilo Cesar C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662003000200033
Resumo: Com o presente trabalho, teve-se como objetivo comparar o consumo de combustível de um trator agrícola operando com pneus (radial, diagonal e de baixa pressão) em duas condições de lastragem (com e sem água nos pneus) e quatro velocidades de deslocamento. O experimento foi realizado na FCAV-UNESP, Jaboticabal, SP, em condição de preparo do solo com escarificador. Utilizou-se um trator 4x2 TDA, com potência de 89 kW (121 CV) no motor. Os pneus foram do tipo R1, com as seguintes características: radial (dianteiros: 14.9 R 26; traseiros: 620/75 R 30) diagonal (dianteiros: 14.9-26, traseiros: 23.1-30) e BPAF (dianteiros: 500/60-26.5; traseiros: 700/55-34). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3x2x4, com 24 tratamentos e 3 repetições. Os resultados evidenciaram vantagens para o trator quando equipado com pneus radiais. A condição de lastragem com água nos pneus ofereceu menor consumo específico. Observou-se também que o aumento da velocidade de deslocamento reduziu o consumo específico.
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