Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim,Glauco de S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Novo,Maria do Carmo de S. S., Pantano,Angélica P., Trani,Paulo E.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000800010
Resumo: O jiloeiro é uma hortaliça tipicamente tropical, com grande exigência térmica e hídrica, representando importância econômica em diversas regiões no Brasil. Objetiva-se com esse trabalho desenvolver e testar modelos para previsão de características fenométricas vegetativas, como altura da planta, biomassa seca e fresca da parte aérea, número de folhas e área foliar por planta, além das relacionadas diretamente à produção, como o número acumulado de frutos (NFRUTOS) e produção acumulada por planta (PAP), em função de graus-dia, para quatro cultivares de jiló, sendo duas comerciais (Esmeralda e Verde Claro) e duas introduzidas pelo IAC (Cardoso e Bernacci). O índice térmico permitiu bons ajustes das regressões lineares apresentando elevados valores de coeficientes de determinação (R2) para a maioria das características estudadas. O teste das equações foi feito com dados do segundo ano produtivo, para as cultivares Cardoso e Bernacci visando às características NFRUTOS e PAP, apresentando bom desempenho devido aos elevados valores de R2 e todas dentro do intervalo de confiança de 95% de probabilidade. Desta forma, o método proposto, ajustado para as cultivares de interesse, torna-se ferramenta relevante para estimações de início e duração de estádios fenológicos, tal como a produtividade final em jiloeiros.
id UFCG-1_af790dd016904b16585684d976dbfb7f
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662011000800010
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jilóSolanum gilo Raddiregressãotemperaturagraus-diafenologiaO jiloeiro é uma hortaliça tipicamente tropical, com grande exigência térmica e hídrica, representando importância econômica em diversas regiões no Brasil. Objetiva-se com esse trabalho desenvolver e testar modelos para previsão de características fenométricas vegetativas, como altura da planta, biomassa seca e fresca da parte aérea, número de folhas e área foliar por planta, além das relacionadas diretamente à produção, como o número acumulado de frutos (NFRUTOS) e produção acumulada por planta (PAP), em função de graus-dia, para quatro cultivares de jiló, sendo duas comerciais (Esmeralda e Verde Claro) e duas introduzidas pelo IAC (Cardoso e Bernacci). O índice térmico permitiu bons ajustes das regressões lineares apresentando elevados valores de coeficientes de determinação (R2) para a maioria das características estudadas. O teste das equações foi feito com dados do segundo ano produtivo, para as cultivares Cardoso e Bernacci visando às características NFRUTOS e PAP, apresentando bom desempenho devido aos elevados valores de R2 e todas dentro do intervalo de confiança de 95% de probabilidade. Desta forma, o método proposto, ajustado para as cultivares de interesse, torna-se ferramenta relevante para estimações de início e duração de estádios fenológicos, tal como a produtividade final em jiloeiros.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000800010Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.8 2011reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662011000800010info:eu-repo/semantics/openAccessRolim,Glauco de S.Novo,Maria do Carmo de S. S.Pantano,Angélica P.Trani,Paulo E.por2011-07-13T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662011000800010Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2011-07-13T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
title Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
spellingShingle Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
Rolim,Glauco de S.
Solanum gilo Raddi
regressão
temperatura
graus-dia
fenologia
title_short Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
title_full Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
title_fullStr Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
title_full_unstemmed Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
title_sort Modelagem agrometeorológica para estimação do desenvolvimento e da produção de jiló
author Rolim,Glauco de S.
author_facet Rolim,Glauco de S.
Novo,Maria do Carmo de S. S.
Pantano,Angélica P.
Trani,Paulo E.
author_role author
author2 Novo,Maria do Carmo de S. S.
Pantano,Angélica P.
Trani,Paulo E.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim,Glauco de S.
Novo,Maria do Carmo de S. S.
Pantano,Angélica P.
Trani,Paulo E.
dc.subject.por.fl_str_mv Solanum gilo Raddi
regressão
temperatura
graus-dia
fenologia
topic Solanum gilo Raddi
regressão
temperatura
graus-dia
fenologia
description O jiloeiro é uma hortaliça tipicamente tropical, com grande exigência térmica e hídrica, representando importância econômica em diversas regiões no Brasil. Objetiva-se com esse trabalho desenvolver e testar modelos para previsão de características fenométricas vegetativas, como altura da planta, biomassa seca e fresca da parte aérea, número de folhas e área foliar por planta, além das relacionadas diretamente à produção, como o número acumulado de frutos (NFRUTOS) e produção acumulada por planta (PAP), em função de graus-dia, para quatro cultivares de jiló, sendo duas comerciais (Esmeralda e Verde Claro) e duas introduzidas pelo IAC (Cardoso e Bernacci). O índice térmico permitiu bons ajustes das regressões lineares apresentando elevados valores de coeficientes de determinação (R2) para a maioria das características estudadas. O teste das equações foi feito com dados do segundo ano produtivo, para as cultivares Cardoso e Bernacci visando às características NFRUTOS e PAP, apresentando bom desempenho devido aos elevados valores de R2 e todas dentro do intervalo de confiança de 95% de probabilidade. Desta forma, o método proposto, ajustado para as cultivares de interesse, torna-se ferramenta relevante para estimações de início e duração de estádios fenológicos, tal como a produtividade final em jiloeiros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000800010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662011000800010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662011000800010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.15 n.8 2011
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297680533258240