Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira,Gustavo H. S.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mantovani,Everardo C., Silva,José G. F. da, Ramos,Márcio M., Silva,Cláudio M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662004000100001
Resumo: Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de se avaliar a eficiência da utilização de ácido fosfórico, de hipoclorito de sódio e de um produto comercial, além do impacto mecânico na desobstrução de gotejadores entupidos, devido à utilização de águas com elevado teor de ferro. O trabalho foi realizado na Fazenda Vista Alegre, localizada em Jaboticatubas, MG. Um sistema de irrigação por gotejamento foi adaptado para realização dos testes com oito tratamentos, sendo sete com aplicação de produtos químicos e um com impacto mecânico. Para os tratamentos químicos, utilizaram-se: o ácido fosfórico com pH 2 e pH 3; o hipoclorito de sódio com as dosagens de 100, 50 e 25 mg L-1 de cloro; e Reciclean com as dosagens de 50 e 25 mg L-1. Diante dos resultados obtidos, conclui-se: o tratamento com ácido fosfórico em pH 2 forneceu o melhor resultado quanto ao aumento da uniformidade de aplicação de água pelo sistema, apresentando o maior aumento nos valores de coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC); entretanto, com custo elevado. O tratamento com 25 mg L-1 de cloro apresentou a melhor relação benefício/custo, sendo o mais econômico e o segundo melhor quanto à melhoria da uniformidade de irrigação do sistema. O impacto mecânico é uma alternativa para recuperação de sistemas de irrigação por gotejamento em geral, com destaque para sistemas de cultivos orgânicos.
id UFCG-1_b90a9dead1e73a00f8e04ff66f58e761
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662004000100001
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosasirrigação por gotejamentodesentupimentouniformidade de aplicaçãoDesenvolveu-se este trabalho com o objetivo de se avaliar a eficiência da utilização de ácido fosfórico, de hipoclorito de sódio e de um produto comercial, além do impacto mecânico na desobstrução de gotejadores entupidos, devido à utilização de águas com elevado teor de ferro. O trabalho foi realizado na Fazenda Vista Alegre, localizada em Jaboticatubas, MG. Um sistema de irrigação por gotejamento foi adaptado para realização dos testes com oito tratamentos, sendo sete com aplicação de produtos químicos e um com impacto mecânico. Para os tratamentos químicos, utilizaram-se: o ácido fosfórico com pH 2 e pH 3; o hipoclorito de sódio com as dosagens de 100, 50 e 25 mg L-1 de cloro; e Reciclean com as dosagens de 50 e 25 mg L-1. Diante dos resultados obtidos, conclui-se: o tratamento com ácido fosfórico em pH 2 forneceu o melhor resultado quanto ao aumento da uniformidade de aplicação de água pelo sistema, apresentando o maior aumento nos valores de coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC); entretanto, com custo elevado. O tratamento com 25 mg L-1 de cloro apresentou a melhor relação benefício/custo, sendo o mais econômico e o segundo melhor quanto à melhoria da uniformidade de irrigação do sistema. O impacto mecânico é uma alternativa para recuperação de sistemas de irrigação por gotejamento em geral, com destaque para sistemas de cultivos orgânicos.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662004000100001Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.8 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662004000100001info:eu-repo/semantics/openAccessVieira,Gustavo H. S.Mantovani,Everardo C.Silva,José G. F. daRamos,Márcio M.Silva,Cláudio M.por2004-09-28T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662004000100001Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2004-09-28T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
title Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
spellingShingle Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
Vieira,Gustavo H. S.
irrigação por gotejamento
desentupimento
uniformidade de aplicação
title_short Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
title_full Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
title_fullStr Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
title_full_unstemmed Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
title_sort Recuperação de gotejadores obstruídos devido à utilização de águas ferruginosas
author Vieira,Gustavo H. S.
author_facet Vieira,Gustavo H. S.
Mantovani,Everardo C.
Silva,José G. F. da
Ramos,Márcio M.
Silva,Cláudio M.
author_role author
author2 Mantovani,Everardo C.
Silva,José G. F. da
Ramos,Márcio M.
Silva,Cláudio M.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira,Gustavo H. S.
Mantovani,Everardo C.
Silva,José G. F. da
Ramos,Márcio M.
Silva,Cláudio M.
dc.subject.por.fl_str_mv irrigação por gotejamento
desentupimento
uniformidade de aplicação
topic irrigação por gotejamento
desentupimento
uniformidade de aplicação
description Desenvolveu-se este trabalho com o objetivo de se avaliar a eficiência da utilização de ácido fosfórico, de hipoclorito de sódio e de um produto comercial, além do impacto mecânico na desobstrução de gotejadores entupidos, devido à utilização de águas com elevado teor de ferro. O trabalho foi realizado na Fazenda Vista Alegre, localizada em Jaboticatubas, MG. Um sistema de irrigação por gotejamento foi adaptado para realização dos testes com oito tratamentos, sendo sete com aplicação de produtos químicos e um com impacto mecânico. Para os tratamentos químicos, utilizaram-se: o ácido fosfórico com pH 2 e pH 3; o hipoclorito de sódio com as dosagens de 100, 50 e 25 mg L-1 de cloro; e Reciclean com as dosagens de 50 e 25 mg L-1. Diante dos resultados obtidos, conclui-se: o tratamento com ácido fosfórico em pH 2 forneceu o melhor resultado quanto ao aumento da uniformidade de aplicação de água pelo sistema, apresentando o maior aumento nos valores de coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) e coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC); entretanto, com custo elevado. O tratamento com 25 mg L-1 de cloro apresentou a melhor relação benefício/custo, sendo o mais econômico e o segundo melhor quanto à melhoria da uniformidade de irrigação do sistema. O impacto mecânico é uma alternativa para recuperação de sistemas de irrigação por gotejamento em geral, com destaque para sistemas de cultivos orgânicos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662004000100001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662004000100001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662004000100001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.8 n.1 2004
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297676257165312