Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landovsky,Geraldo S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Batista,Daniela B., Araki,Hideo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662006000100028
Resumo: A avaliação da qualidade visual de paisagens tem-se mostrado ferramenta eficiente para a determinação de diretrizes de usos adequados do solo, levando-se em conta o potencial atrativo dos diversos tipos de cobertura da superfície terrestre. Dentre os empregos das imagens orbitais, é bastante difundida a geração de mapas de ocupação do solo que podem, por sua vez, servir de base para a avaliação da paisagem. Com o presente trabalho objetivou-se propor e testar uma metodologia para a avaliação da qualidade visual da paisagem, através do emprego de imagem orbital classificada e pós-processada e da implementação de um algoritmo específico, para avaliação dos diversos usos da superfície na área em estudo. Para tanto e com base no método indireto de avaliação da paisagem, desenvolveu-se um algoritmo computacional que se utiliza de imagens orbitais para a valoração paisagística. Os resultados obtidos foram mosaicos e mapas da qualidade visual da paisagem da área de estudo. Ao final, concluiu-se que a técnica de avaliação através do programa computacional mostrou-se adequada à finalidade proposta; no entanto, deve ainda ser tida como resultado prévio e base para estudos mais detalhados.
id UFCG-1_d9d55e429c0420c99deafa24716cc66e
oai_identifier_str oai:scielo:S1415-43662006000100028
network_acronym_str UFCG-1
network_name_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remotovaloraçãouso da terraimagens orbitaisA avaliação da qualidade visual de paisagens tem-se mostrado ferramenta eficiente para a determinação de diretrizes de usos adequados do solo, levando-se em conta o potencial atrativo dos diversos tipos de cobertura da superfície terrestre. Dentre os empregos das imagens orbitais, é bastante difundida a geração de mapas de ocupação do solo que podem, por sua vez, servir de base para a avaliação da paisagem. Com o presente trabalho objetivou-se propor e testar uma metodologia para a avaliação da qualidade visual da paisagem, através do emprego de imagem orbital classificada e pós-processada e da implementação de um algoritmo específico, para avaliação dos diversos usos da superfície na área em estudo. Para tanto e com base no método indireto de avaliação da paisagem, desenvolveu-se um algoritmo computacional que se utiliza de imagens orbitais para a valoração paisagística. Os resultados obtidos foram mosaicos e mapas da qualidade visual da paisagem da área de estudo. Ao final, concluiu-se que a técnica de avaliação através do programa computacional mostrou-se adequada à finalidade proposta; no entanto, deve ainda ser tida como resultado prévio e base para estudos mais detalhados.Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG2006-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662006000100028Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.10 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG10.1590/S1415-43662006000100028info:eu-repo/semantics/openAccessLandovsky,Geraldo S.Batista,Daniela B.Araki,Hideopor2006-09-04T00:00:00Zoai:scielo:S1415-43662006000100028Revistahttp://www.scielo.br/rbeaaPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||agriambi@agriambi.com.br1807-19291415-4366opendoar:2006-09-04T00:00Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
title Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
spellingShingle Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
Landovsky,Geraldo S.
valoração
uso da terra
imagens orbitais
title_short Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
title_full Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
title_fullStr Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
title_full_unstemmed Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
title_sort Análise da qualidade visual da paisagem da região de Tibagi, PR, aplicando o sensoriamento remoto
author Landovsky,Geraldo S.
author_facet Landovsky,Geraldo S.
Batista,Daniela B.
Araki,Hideo
author_role author
author2 Batista,Daniela B.
Araki,Hideo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Landovsky,Geraldo S.
Batista,Daniela B.
Araki,Hideo
dc.subject.por.fl_str_mv valoração
uso da terra
imagens orbitais
topic valoração
uso da terra
imagens orbitais
description A avaliação da qualidade visual de paisagens tem-se mostrado ferramenta eficiente para a determinação de diretrizes de usos adequados do solo, levando-se em conta o potencial atrativo dos diversos tipos de cobertura da superfície terrestre. Dentre os empregos das imagens orbitais, é bastante difundida a geração de mapas de ocupação do solo que podem, por sua vez, servir de base para a avaliação da paisagem. Com o presente trabalho objetivou-se propor e testar uma metodologia para a avaliação da qualidade visual da paisagem, através do emprego de imagem orbital classificada e pós-processada e da implementação de um algoritmo específico, para avaliação dos diversos usos da superfície na área em estudo. Para tanto e com base no método indireto de avaliação da paisagem, desenvolveu-se um algoritmo computacional que se utiliza de imagens orbitais para a valoração paisagística. Os resultados obtidos foram mosaicos e mapas da qualidade visual da paisagem da área de estudo. Ao final, concluiu-se que a técnica de avaliação através do programa computacional mostrou-se adequada à finalidade proposta; no entanto, deve ainda ser tida como resultado prévio e base para estudos mais detalhados.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662006000100028
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-43662006000100028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1415-43662006000100028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Engenharia Agrícola - UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.10 n.1 2006
reponame:Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
collection Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||agriambi@agriambi.com.br
_version_ 1750297677330907136