As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145 |
Resumo: | Este artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000). |
id |
UFCG-2_098f4b024e781747e2efe2928aaf15fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1145 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginárioTocantinsLetras de cançõesPoesiaCulturaImaginárioEste artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000).Editora Universitaria da UFCG2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/114510.5281/zenodo.8367356Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 1422317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145/1010© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Juliana Santana deBodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva2023-09-21T16:31:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1145Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:31:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
title |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
spellingShingle |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário Almeida, Juliana Santana de Tocantins Letras de canções Poesia Cultura Imaginário |
title_short |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
title_full |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
title_fullStr |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
title_full_unstemmed |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
title_sort |
As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário |
author |
Almeida, Juliana Santana de |
author_facet |
Almeida, Juliana Santana de Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Juliana Santana de Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tocantins Letras de canções Poesia Cultura Imaginário |
topic |
Tocantins Letras de canções Poesia Cultura Imaginário |
description |
Este artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145 10.5281/zenodo.8367356 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.8367356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145/1010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142 Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142 Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142 Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319782573473792 |