As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Juliana Santana de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145
Resumo: Este artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000).
id UFCG-2_098f4b024e781747e2efe2928aaf15fe
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1145
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginárioTocantinsLetras de cançõesPoesiaCulturaImaginárioEste artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000).Editora Universitaria da UFCG2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/114510.5281/zenodo.8367356Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 1422317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145/1010© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Juliana Santana deBodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva2023-09-21T16:31:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1145Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:31:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
title As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
spellingShingle As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
Almeida, Juliana Santana de
Tocantins
Letras de canções
Poesia
Cultura
Imaginário
title_short As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
title_full As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
title_fullStr As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
title_full_unstemmed As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
title_sort As letras das canções Coco livre e Taquarulua: poesia, cultura e imaginário
author Almeida, Juliana Santana de
author_facet Almeida, Juliana Santana de
Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva
author_role author
author2 Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Juliana Santana de
Bodna, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tocantins
Letras de canções
Poesia
Cultura
Imaginário
topic Tocantins
Letras de canções
Poesia
Cultura
Imaginário
description Este artigo analisa as letras das canções Coco Livre, do CD Brasís: as canções e o povo (1998), de Genésio Tocantins e Taquarulua, do CD Taquarulua (2009), de Dorivã, explorando as palavras que se relacionam com a cultura local, a poesia e o imaginário tocantinense. Genésio Tocantins começou sua carreira musical na década de 1970 e Dorivã, uma década depois, por volta dos anos 1980. Os dois artistas militam na arte e cultura tocantinense ininterruptamente por mais de 40 anos, participando e vencendo vários festivais da canção no estado e no Brasil, sendo convidados também para eventos internacionais para representar a música tocantinense e brasileira. A questão norteadora indaga se as letras das canções em tela abordam temas regionais e podem ser consideradas representantes da música regionalista. A partir disso pretende-se discutir como essas temáticas podem ser recepcionadas como representações identitárias e culturais presentes no imaginário do estado do Tocantins. Assim, o objetivo principal é apresentar os dois músicos tocantinenses, suas produções musicais e sua relação com a cultura regional tocantinense, observando se sua música pode ser considerada regionalista e se pode fazer parte das representações da identidade e da cultura do estado brasileiro. Os teóricos que embasam essa reflexão são: Cândido (1995), Compagnon (2001), Hall (2015), Moraes (2000).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145
10.5281/zenodo.8367356
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8367356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1145/1010
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142
Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 127- 142
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782573473792