Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Mariane Alves de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.471 O presente artigo toma como objeto de análise o curta-metragem Foie de Canard et Coeur de Femme (2001), de Stéphane Lapointe, para verificar, a partir da perspectiva multimodal, a linguagem gestual explorada por seu diretor. Os gestos trabalhados nesse curta-metragem quebequense são repletos de significação, que nos permitem circular pelo universo dos elementos fílmicos, das expressões idiomáticas de língua francesa, da semiótica greimasiana, sem deixarmos de envolver o enredo e o papel da montagem fílmica em todos esses elementos. A multimodalidade, tema abordado com grande efervescência na atualidade, ganha cada vez mais força na área das Ciências Humanas e, por essa razão, fazer a leitura de um filme através dessa perspectiva, exige um filtro complexo, pois a sétima arte é essencialmente multimodal. Nessa análise, as novas tecnologias têm um papel fundamental, pois elas trouxeram não só essa nova perspectiva da multimodalidade como também um modo de leitura ao qual se deve atentar.
id UFCG-2_15927f8cefb1140d41fddbd00241b63f
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1766
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequenseMultimodalidadeCinemaGestualFoie de canard et cœur de femmeQuebecDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.471 O presente artigo toma como objeto de análise o curta-metragem Foie de Canard et Coeur de Femme (2001), de Stéphane Lapointe, para verificar, a partir da perspectiva multimodal, a linguagem gestual explorada por seu diretor. Os gestos trabalhados nesse curta-metragem quebequense são repletos de significação, que nos permitem circular pelo universo dos elementos fílmicos, das expressões idiomáticas de língua francesa, da semiótica greimasiana, sem deixarmos de envolver o enredo e o papel da montagem fílmica em todos esses elementos. A multimodalidade, tema abordado com grande efervescência na atualidade, ganha cada vez mais força na área das Ciências Humanas e, por essa razão, fazer a leitura de um filme através dessa perspectiva, exige um filtro complexo, pois a sétima arte é essencialmente multimodal. Nessa análise, as novas tecnologias têm um papel fundamental, pois elas trouxeram não só essa nova perspectiva da multimodalidade como também um modo de leitura ao qual se deve atentar.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194Revista Letras Raras; Vol. 4 No 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194Revista Letras Raras; v. 4 n. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-1942317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766/1687© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Mariane Alves de Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina 2024-01-04T23:50:41Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1766Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:50:41Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
title Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
spellingShingle Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
Carvalho, Mariane Alves de
Multimodalidade
Cinema
Gestual
Foie de canard et cœur de femme
Quebec
title_short Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
title_full Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
title_fullStr Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
title_full_unstemmed Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
title_sort Foie de Canard et Coeur de Femme: multimodalidade no cinema quebequense
author Carvalho, Mariane Alves de
author_facet Carvalho, Mariane Alves de
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
author_role author
author2 Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Mariane Alves de
Ghirardi, Ana Luiza Ramazzina
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade
Cinema
Gestual
Foie de canard et cœur de femme
Quebec
topic Multimodalidade
Cinema
Gestual
Foie de canard et cœur de femme
Quebec
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v4i3.471 O presente artigo toma como objeto de análise o curta-metragem Foie de Canard et Coeur de Femme (2001), de Stéphane Lapointe, para verificar, a partir da perspectiva multimodal, a linguagem gestual explorada por seu diretor. Os gestos trabalhados nesse curta-metragem quebequense são repletos de significação, que nos permitem circular pelo universo dos elementos fílmicos, das expressões idiomáticas de língua francesa, da semiótica greimasiana, sem deixarmos de envolver o enredo e o papel da montagem fílmica em todos esses elementos. A multimodalidade, tema abordado com grande efervescência na atualidade, ganha cada vez mais força na área das Ciências Humanas e, por essa razão, fazer a leitura de um filme através dessa perspectiva, exige um filtro complexo, pois a sétima arte é essencialmente multimodal. Nessa análise, as novas tecnologias têm um papel fundamental, pois elas trouxeram não só essa nova perspectiva da multimodalidade como também um modo de leitura ao qual se deve atentar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1766/1687
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 4 No. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194
Revista Letras Raras; Vol. 4 Núm. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194
Revista Letras Raras; Vol. 4 No 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194
Revista Letras Raras; v. 4 n. 3 (2015): Estudos sobre a Língua Espanhola: ensino e outras perspectivas; 173-194
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784918089728