A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Tamara Angélica Brudna da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Araújo, Maria Cristina Pansera de, Silva, Kléber Aparecido da, Souza, Vilton Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1140
Resumo: O artigo reflete sobre as representações, práticas e percepções sociais da língua inglesa como língua franca em comunidades universitárias onde a internacionalização da educação superior surge como uma das grandes preocupações das universidades e de certas políticas de organismos internacionais (OCDE, Banco Mundial, Unesco) e agências nacionais (Capes, CNPq). Para além de pressupor a interculturalidade, a integração das pesquisas e dos conhecimentos, também se caracteriza como sendo um espaço de debates e embates entre atores do próprio campo e na intercessão dos campos sociais envolvidos. Nesses campos de disputa surgem discursos que revelam as diversas faces e peculiaridades da Língua Inglesa nas comunidades universitárias. O objetivo é analisar o sentido da Língua Inglesa que emerge dos documentos e práticas de duas instituições pertencentes ao BRICS. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, de corte analítico, comparada e também etnográfica. O universo da pesquisa é formado por duas universidades, sendo uma comunitária do Sul do Brasil e outra comunidade euro-asiática da Rússia, que são analisadas e comparadas a partir  dos seus documentos, destacadamente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), das suas políticas linguísticas e, em especial ,com foco no Plano Institucional de Internacionalização e nas práticas e representações sociais inter-relacionadas com a Língua Inglesa decorrentes dele. Em ambas as comunidades universitárias, fica evidenciado o entendimento de que a Língua Inglesa é atravessada por questões da internacionalização e é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão com vistas à competitividade e ao produtivismo global mesmo em contextos glocais diferenciados. Porém, em ambas as políticas institucionais de uso e aprendizagem da Língua Inglesa justapostas com a internacionalização são recentes e obedecem a normatividades legais de seus países, mas com discrepâncias em relação aos interesses da internacionalização. Vê-se que o fortalecimento das missões dessas universidades é atravessado por questões neocoloniais. Ainda é importante destacar que apenas uma universidade já conta com o Plano Institucional de Internacionalização bem consolidado e a outra está na fase inicial de implantação do mesmo.
id UFCG-2_1efc9948f22ec366de2f227dff2c39a0
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1140
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICSInternacionalizaçãoSul GlobalFatores socioculturaisO artigo reflete sobre as representações, práticas e percepções sociais da língua inglesa como língua franca em comunidades universitárias onde a internacionalização da educação superior surge como uma das grandes preocupações das universidades e de certas políticas de organismos internacionais (OCDE, Banco Mundial, Unesco) e agências nacionais (Capes, CNPq). Para além de pressupor a interculturalidade, a integração das pesquisas e dos conhecimentos, também se caracteriza como sendo um espaço de debates e embates entre atores do próprio campo e na intercessão dos campos sociais envolvidos. Nesses campos de disputa surgem discursos que revelam as diversas faces e peculiaridades da Língua Inglesa nas comunidades universitárias. O objetivo é analisar o sentido da Língua Inglesa que emerge dos documentos e práticas de duas instituições pertencentes ao BRICS. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, de corte analítico, comparada e também etnográfica. O universo da pesquisa é formado por duas universidades, sendo uma comunitária do Sul do Brasil e outra comunidade euro-asiática da Rússia, que são analisadas e comparadas a partir  dos seus documentos, destacadamente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), das suas políticas linguísticas e, em especial ,com foco no Plano Institucional de Internacionalização e nas práticas e representações sociais inter-relacionadas com a Língua Inglesa decorrentes dele. Em ambas as comunidades universitárias, fica evidenciado o entendimento de que a Língua Inglesa é atravessada por questões da internacionalização e é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão com vistas à competitividade e ao produtivismo global mesmo em contextos glocais diferenciados. Porém, em ambas as políticas institucionais de uso e aprendizagem da Língua Inglesa justapostas com a internacionalização são recentes e obedecem a normatividades legais de seus países, mas com discrepâncias em relação aos interesses da internacionalização. Vê-se que o fortalecimento das missões dessas universidades é atravessado por questões neocoloniais. Ainda é importante destacar que apenas uma universidade já conta com o Plano Institucional de Internacionalização bem consolidado e a outra está na fase inicial de implantação do mesmo.Editora Universitaria da UFCG2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/114010.5281/zenodo.8364063Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-1122317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1140/992© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Tamara Angélica Brudna daAraújo, Maria Cristina Pansera deSilva, Kléber Aparecido daSouza, Vilton Soares de2023-09-21T16:31:42Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1140Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-09-21T16:31:42Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
title A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
spellingShingle A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
Rosa, Tamara Angélica Brudna da
Internacionalização
Sul Global
Fatores socioculturais
title_short A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
title_full A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
title_fullStr A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
title_full_unstemmed A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
title_sort A Língua Inglesa e a internacionalização do Ensino Superior: análise comparativa de duas instituições de países do BRICS
author Rosa, Tamara Angélica Brudna da
author_facet Rosa, Tamara Angélica Brudna da
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Silva, Kléber Aparecido da
Souza, Vilton Soares de
author_role author
author2 Araújo, Maria Cristina Pansera de
Silva, Kléber Aparecido da
Souza, Vilton Soares de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Tamara Angélica Brudna da
Araújo, Maria Cristina Pansera de
Silva, Kléber Aparecido da
Souza, Vilton Soares de
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização
Sul Global
Fatores socioculturais
topic Internacionalização
Sul Global
Fatores socioculturais
description O artigo reflete sobre as representações, práticas e percepções sociais da língua inglesa como língua franca em comunidades universitárias onde a internacionalização da educação superior surge como uma das grandes preocupações das universidades e de certas políticas de organismos internacionais (OCDE, Banco Mundial, Unesco) e agências nacionais (Capes, CNPq). Para além de pressupor a interculturalidade, a integração das pesquisas e dos conhecimentos, também se caracteriza como sendo um espaço de debates e embates entre atores do próprio campo e na intercessão dos campos sociais envolvidos. Nesses campos de disputa surgem discursos que revelam as diversas faces e peculiaridades da Língua Inglesa nas comunidades universitárias. O objetivo é analisar o sentido da Língua Inglesa que emerge dos documentos e práticas de duas instituições pertencentes ao BRICS. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, de corte analítico, comparada e também etnográfica. O universo da pesquisa é formado por duas universidades, sendo uma comunitária do Sul do Brasil e outra comunidade euro-asiática da Rússia, que são analisadas e comparadas a partir  dos seus documentos, destacadamente do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), das suas políticas linguísticas e, em especial ,com foco no Plano Institucional de Internacionalização e nas práticas e representações sociais inter-relacionadas com a Língua Inglesa decorrentes dele. Em ambas as comunidades universitárias, fica evidenciado o entendimento de que a Língua Inglesa é atravessada por questões da internacionalização e é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão com vistas à competitividade e ao produtivismo global mesmo em contextos glocais diferenciados. Porém, em ambas as políticas institucionais de uso e aprendizagem da Língua Inglesa justapostas com a internacionalização são recentes e obedecem a normatividades legais de seus países, mas com discrepâncias em relação aos interesses da internacionalização. Vê-se que o fortalecimento das missões dessas universidades é atravessado por questões neocoloniais. Ainda é importante destacar que apenas uma universidade já conta com o Plano Institucional de Internacionalização bem consolidado e a outra está na fase inicial de implantação do mesmo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1140
10.5281/zenodo.8364063
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1140
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.8364063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1140/992
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 11 No. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112
Revista Letras Raras; Vol. 11 Núm. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112
Revista Letras Raras; Vol. 11 No 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112
Revista Letras Raras; v. 11 n. 1 (2022): Linguagens na contemporaneidade; 85-112
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319782562988032