Biografismo de Greta Thunberg contra as mudanças climáticas e a pandemia: os perfis educativo e alarmista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Simão Farias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1271
Resumo: A cobertura de discursos da estudante sueca Greta Thunberg e de suas ações por parte dos sites de notícias, desde 2018, tem a tendência de dar visibilidade a seus perfis pessoais de engajada e coerente, e seus perfis sociais de educativa e alarmista a respeito das mudanças climáticas. Faremos uso da Ecocrítica (GARRARD, 2006), do jornalismo ambiental (BOYKOFF, 2011) e do método biográfico de investigar o campo fenomenológico do sujeito e compreender a extensão das suas experiências e de seus sentidos (BOAS, 2008), com a intenção de atestar o construto desses perfis da ativista em quatro matérias jornalísticas dos sites G1 do Grupo Globo de Comunicação, Deutsche Welle Brasil e BBCNews Brasil. Investigaremos se esse biografismo transita por uma mentalidade planetária e uma consciência ecológica interdependente e solidária contra uma crise global do ecossistema terrestre e da pandemia de Covid-19, características da educação e da comunicação do futuro nos termos de Edgar Morin (2003). Concluiremos que Greta Thunberg é cética em relação à apatia dos governantes e autêntica a respeito das causas climáticas defendidas, dizimando falsasincoerências entre seus papéis educativos e alarmistas com o intuito de criticar e reformar as mentalidades planetárias.
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