As implicações do internetês na ortografia: um estudo em duas escolas públicas paulistas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1842 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.231 Este trabalho discute a presença do Internetês dentro das salas de aula, bem como o impacto que esse fenômeno representa na visão de alunos e professores de escolas públicas nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. Além disso, o presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre o impacto da linguagem dos internautas em produções de texto de sala de aula, tendo como ponto de partida fundamentos teóricos de gramáticos normativos da Língua Portuguesa e pesquisadores da área, levando-se em consideração os aspectos históricos e contemporâneos. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários estruturados em alunos do 9º ano e de professores de português. Os questionários que foram utilizados para análise embasam nossas conclusões acompanhadas de uma reflexão a respeito da presença do Internetês como uma das novas modalidades de escrita. Nesse sentido, foi problematizada a ideia de como trabalhar com esse desafio em sala de aula, sem violar a língua padrão. |
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As implicações do internetês na ortografia: um estudo em duas escolas públicas paulistasOrtografiaInternetêsAprendizadoDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v3i1.231 Este trabalho discute a presença do Internetês dentro das salas de aula, bem como o impacto que esse fenômeno representa na visão de alunos e professores de escolas públicas nas cidades de São José dos Campos e Taubaté. Além disso, o presente artigo tem como objetivo a reflexão sobre o impacto da linguagem dos internautas em produções de texto de sala de aula, tendo como ponto de partida fundamentos teóricos de gramáticos normativos da Língua Portuguesa e pesquisadores da área, levando-se em consideração os aspectos históricos e contemporâneos. Em termos metodológicos, foram aplicados questionários estruturados em alunos do 9º ano e de professores de português. Os questionários que foram utilizados para análise embasam nossas conclusões acompanhadas de uma reflexão a respeito da presença do Internetês como uma das novas modalidades de escrita. Nesse sentido, foi problematizada a ideia de como trabalhar com esse desafio em sala de aula, sem violar a língua padrão. Editora Universitaria da UFCG2023-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1842Revista Letras Raras; Vol. 3 No. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 93-107Revista Letras Raras; Vol. 3 Núm. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 93-107Revista Letras Raras; Vol. 3 No 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 93-107Revista Letras Raras; v. 3 n. 1 (2014): Dossiê Análise do Discurso; 93-1072317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1842/1757© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Anderson Cristiano da 2024-01-04T23:48:36Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1842Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:48:36Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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