Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Marcella dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007).
id UFCG-2_3d74eedf811a7315f14605708db9e157
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1677
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede públicaLíngua francesaEscola públicaCurrículoMemóriaDocumentação PedagógicaEste trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007).Editora Universitaria da UFCG2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/167710.5281/zenodo.10028725Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-1472317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677/1621© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Marcella dos Santos2023-10-21T00:22:02Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1677Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:22:02Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
title Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
spellingShingle Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
Abreu, Marcella dos Santos
Língua francesa
Escola pública
Currículo
Memória
Documentação Pedagógica
title_short Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
title_full Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
title_fullStr Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
title_full_unstemmed Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
title_sort Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
author Abreu, Marcella dos Santos
author_facet Abreu, Marcella dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Marcella dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua francesa
Escola pública
Currículo
Memória
Documentação Pedagógica
topic Língua francesa
Escola pública
Currículo
Memória
Documentação Pedagógica
description Este trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677
10.5281/zenodo.10028725
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677
identifier_str_mv 10.5281/zenodo.10028725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677/1621
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147
Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147
Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147
Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784550039552