Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007). |
id |
UFCG-2_3d74eedf811a7315f14605708db9e157 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1677 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede públicaLíngua francesaEscola públicaCurrículoMemóriaDocumentação PedagógicaEste trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007).Editora Universitaria da UFCG2021-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/167710.5281/zenodo.10028725Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-1472317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677/1621© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Marcella dos Santos2023-10-21T00:22:02Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1677Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2023-10-21T00:22:02Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
title |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
spellingShingle |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública Abreu, Marcella dos Santos Língua francesa Escola pública Currículo Memória Documentação Pedagógica |
title_short |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
title_full |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
title_fullStr |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
title_full_unstemmed |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
title_sort |
Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública |
author |
Abreu, Marcella dos Santos |
author_facet |
Abreu, Marcella dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Marcella dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua francesa Escola pública Currículo Memória Documentação Pedagógica |
topic |
Língua francesa Escola pública Currículo Memória Documentação Pedagógica |
description |
Este trabalho tem como objetivo discutir as representações sobre as práticas de ensino-aprendizagem de francês na escola pública de São Paulo entre os anos 1960 e 1970. Por meio da coleta e da leitura de atas de reuniões pedagógicas da escola Caetano de Campos, tivemos acesso à voz dos/as docentes que viveram suas experiências profissionais durante os últimos anos da língua francesa como disciplina obrigatória no currículo brasileiro. Esse corpus foi confrontado às respostas dos/as ex-estudantes do colégio, recolhidas graças à apresentação de um formulário para explorar suas lembranças sobre o ensino de francês no mesmo contexto. Assim, a partir do encontro entre as fontes históricas e as narrativas contadas por esses protagonistas do ensino público, nós discutiremos a importância do trabalho de memória (BOSI, 2012) e da documentação pedagógica (MELLO, BARBOSA, FARIA, 2017) sobre a presença da língua francesa entre professores/as e estudantes brasileiros/as em momentos de censura, repressão e resistência – de ontem e de hoje (ORLANDI, 2007). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677 10.5281/zenodo.10028725 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677 |
identifier_str_mv |
10.5281/zenodo.10028725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1677/1621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 10 No. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147 Revista Letras Raras; Vol. 10 Núm. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147 Revista Letras Raras; Vol. 10 No Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147 Revista Letras Raras; v. 10 n. Spécial (2021): Enseignement du français et formation des enseignants: réflexions, expériences et perspectives - 2ème ed.; 120-147 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784550039552 |